ARACAJU/SE, 27 de abril de 2024 , 8:08:17

logoajn1

Ao lado do presidente da França, Lula diz que lançamento de submarino garante soberania brasileira no litoral

 

Ao lado do presidente da França, Emmanuel Macron, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (27), que o Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha (Prosub) garante a soberania brasileira no litoral. A declaração foi feita durante o lançamento do submarino “Tonelero” em Itaguaí, litoral do Rio de Janeiro.

“Hoje, com o complexo instalado aqui, o Brasil se posiciona dentro de um pequeno grupo de países que domina a construção de submarinos. O Prosub garante a soberania brasileira no nosso litoral, fortalece a indústria naval, com geração de emprego e renda, e promove o desenvolvimento do setor com muita inovação”, disse Lula.

“Hoje é um dia memorável, porque eu tinha insistido para o presidente Macron vir ao Brasil, conhecer esse estaleiro, porque ele diz que é um dos mais modernos do mundo, mas eu disse que, se ele viesse, ele não iria ver um dos mais modernos, ele iria ver o estaleiro mais sofisticado desse século, construído aqui no Brasil para, junto com a França, construir o nosso primeiro submarino de propulsão nuclear”, acrescentou o mandatário.

De acordo com Lula, um país que quer proteger a soberania de seu povo tem que se preocupar com seus espaços aéreo, marítimo e terrestre, além das riquezas naturais.

“Mas, sobretudo, temos que nos preocupar com a tranquilidade de 203 milhões de brasileiros e nos preocupar com a tranquilidade que precisamos garantir ao planeta Terra, porque hoje nós sabemos que existe um problema muito sério de animosidade contra o processo democrático desse país, contra o processo democrático do planeta Terra”, ressaltou Lula.

Conhecimento nuclear vai garantir paz e não guerra, diz Lula

Com promessas de fortalecimento na parceria entre Brasil e França, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Emmanuel Macron participaram, nesta quarta-feira (27), no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, do lançamento ao mar do submarino Tonelero, construído totalmente no Brasil, com tecnologia francesa.

A embarcação integra o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), resultado da parceria firmada entre os dois países em 2008, com orçamento em torno de R$ 40 bilhões.

Durante o discurso, o presidente Lula falou da importância de trocar conhecimentos científicos e tecnológicos com a França e destacou que o Brasil quer conhecimento nuclear para garantir paz e não guerra.

“Presidente Macron, quando voltar para a França, diga aos franceses que o Brasil está querendo os conhecimentos da tecnologia nuclear não para fazer guerra. Nós queremos ter o conhecimento para garantir paz a todos os países que querem paz. Saiba que o Brasil estará ao lado de todos eles, porque a guerra não constrói, a guerra destrói”, disse.

“Hoje, sabemos que existe um problema muito sério contra o processo democrático no planeta. E nós sabemos que essa parceria com a França vai permitir que dois países importantes se preparem para que a gente possa conviver com essa diversidade sem se preocupar com guerra porque somos defensores da paz.”

O presidente Emmanuel Macron, em um discurso convergente, disse ter a convicção que Brasil e França podem abrir uma nova página de uma parceria estratégica.

O líder francês chegou ao Brasil na terça-feira (26) para a primeira visita bilateral a um país da América Latina desde que assumiu o poder, em 2017.

A viagem de três dias ao Brasil incluiu visitas a Belém, no Pará, ao Rio de Janeiro. Logo após, vêm São Paulo e, por último, Brasília.

Fonte: CNN Brasil

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Você pode querer ler também