ARACAJU/SE, 19 de abril de 2024 , 21:27:12

logoajn1

Belivaldo cobra conclusão de obras em agências do INSS

 

 

O governador em exercício, Belivaldo Chagas, reuniu-se na manhã desta quinta-feira, 17, com o ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas. Na oportunidade, foram discutidos a retomada das obras das agências do INSS em Sergipe, que estão paralisadas; e o acordo de cooperação técnica para modernização da base cadastral dos servidores ativos, que vai permitir que seja feito um cálculo atuarial mais realista.

 

Eduardo Gabas informou que será realizada uma nova licitação para construção de agências nos municípios de Simão Dias, Nossa Senhora do Socorro, Boquim e Itaporanga D’Ajuda. “Houve uma má realização do contrato das obras de novas agências. Elas foram construídas fora dos padrões de segurança e os esqueletos estão condenados pelo setor de engenharia, o qual orientou a demolição. Os contratos foram reincididos e a empresa foi acionada para ressarcir o governo. Agora, temos que fazer uma nova licitação para demolir e construir da maneira correta”, disse.

 

A presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Elisete Berchiol, afirmou que a greve dos funcionários do Instituto dificulta o trâmite do processo de licitação, mas que  o órgão trabalha para realizá-lo o mais breve possível. “O primeiro passo será produzir uma planilha de custos para avaliar o valor das demolições e das construções. O INSS enfrenta uma greve no momento, que pode prejudicar a construção dessas planilhas, já que nossos engenheiros aderiram ao movimento. Assim que a greve se encerrar, as planilhas serão prioridades”, disse Berchiol.

 

Os serviços de construção das unidades de atendimento foram interrompidos em 2011. As quatro unidades integram o projeto de ampliação da rede de atendimento do INSS em Sergipe. Quando concluídas, o estado passará a contar com 23 agências. Atualmente, existem 19 agências do Instituto. O custo de cada nova unidade é de R$ 2 milhões.

 

A Gerência Executiva do INSS em Sergipe pleiteia que as obras sejam incluídas no Plano de Ação do Instituto e que a reforma possa ser feita através de emenda ao Orçamento Geral da União. O senador Antônio Carlos Valadares e o deputado federal Valadares Filho acompanharam a reunião e colocaram-se à disposição para estudar a viabilidade de apresentarem emendas para a retomada das obras.

 

“Precisamos unir nossos esforços para aumentar o atendimento da nossa população pelo INSS. O importante é que possamos levar os serviços para o maior número de pessoas possível. O que depender do nosso governo, estamos dispostos a resolver”, declarou Belivaldo Chagas.

 

Audiência pública

 

 Na reunião, ficou acertado que o ministro Carlos Eduardo Gabas estará em Sergipe no próximo dia 28, às 15h, na Assembleia Legislativa para uma audiência pública convocada pelo deputado estadual Luciano Pimentel. Na ocasião, serão discutidos, com a sociedade sergipana, o convênio entre Ministério da Previdência Social, Governo de Sergipe e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para modernização da base cadastral dos servidores ativos e órgãos constituídos e o regime de previdência complementar a ser implantado aos novos funcionários públicos estaduais.

 

O encontro contou coma presença do deputado estadual Luciano Pimentel, o superintendente do Sergipeprevidência Augusto Fábio, a coordenadora do escritório de representação de Sergipe em Brasília, Conceição Vieira e o secretário de Estado da Comunicação, Sales Neto.

 

Fonte: ASN

Você pode querer ler também