ARACAJU/SE, 23 de fevereiro de 2024 , 1:48:05

logoajn1

Belivaldo destaca importância do Consórcio Nordeste para atração de investimentos

Da redação, AJN1

O governador Belivaldo Chagas (PSD) participou na manhã desta segunda-feira (29), em Salvador (BA), do lançamento do “Consórcio Nordeste”, projeto que estabelece uma parceria entre os nove estados da região para agilizar, facilitar e baratear processos burocráticos, permitir ações conjuntas em temas como o desenvolvimento social, econômico e ambiental, além de dar os primeiros passos para decidir o plano de trabalho do pacto que foi anunciado no mês de março. Neste primeiro ano, o Consórcio será presidido pelo governador baiano Rui Costa (PT).

“Abrimos a reunião tratando sobre a necessidade de estarmos unidos na busca de investimentos para o Nordeste dentro e fora do país, assim como as oportunidades que estão sendo prospectadas em diversos países que querem investir no Nordeste e precisamos formar uma missão para captar esses recursos, para áreas como Infraestrutura, Energia, Indústria, Turismo e Logística”, destacou Bolsonaro.

Uma das ideias é, por exemplo, realizar licitações conjuntas que garantam a compra de materiais para todos os estados com preços menores que os que seriam praticados em licitações individuais, de menor escala.

“Este é o momento de o Nordeste se unir em busca de novos caminhos para se desenvolver cada vez mais! Vamos gerar economia nas compras públicas, trocar boas práticas de gestão, facilitar convênios, buscar investimentos internacionais nos estados e aumentar a integração nas principais áreas governamentais, através de projetos prioritários (PPS)”, acrescentou Belivaldo.

Segundo o governador, entre os projetos prioritários estabelecidos, estão a apresentação do programa de oferta de médicos para a atenção primária na região, o fortalecimento do PrevNordeste, o aumento da eficiência nas compras consorciadas e a elaboração de projetos nas diversas áreas. “Com prioridade para educação, saúde, previdência, inclusão social e assistência, segurança pública, desenvolvimento tecnológico e geração de empregos, o Nordeste vai voltar a crescer unido!”, finalizou o governador.

Matéria atualizada às 16h32.

Você pode querer ler também