ARACAJU/SE, 21 de junho de 2024 , 23:51:04

logoajn1

Brasil possui mais de 70 facções vinculadas ao narcotráfico, aponta levantamento

 

Um levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e pela Esfera Brasil revela a presença de pelo menos 72 facções criminosas associadas ao narcotráfico no país. Os resultados desse estudo foram apresentados durante o segundo dia do Fórum Esfera, realizado em Guarujá (SP) no último sábado (8).

De acordo com a pesquisa, duas dessas facções possuem atuação transnacional, assumindo características semelhantes a holdings do crime. A dimensão desse fenômeno é impressionante: estima-se que, se toda a cocaína que circula pelo Brasil fosse exportada para a Europa, o faturamento das organizações criminosas atingiria a incrível marca de US$ 65,7 bilhões. Para efeito de comparação, esse valor representa aproximadamente 4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2021.

O estudo completo será lançado pela Esfera durante um evento programado para ocorrer na véspera do 12º Fórum Jurídico de Lisboa, marcado para os dias 26 a 28 de junho em Portugal.

Além disso, os dados preliminares divulgados incluem um mapeamento dos fluxos de entrada e saída do Brasil relacionados a pelo menos 20 tipos de transações ilegais, que abrangem desde tráfico de pessoas e drogas até contrabando de cigarros, ouro, diamantes, defensivos agrícolas, armas e madeira.

Outro ponto destacado pela pesquisa é a ausência de uma coordenação federativa eficaz para integrar informações e otimizar o combate ao crime organizado.

Fonte: Conexão Política

 

Você pode querer ler também