ARACAJU/SE, 18 de abril de 2024 , 23:26:20

logoajn1

Conceição Mendonça assume a Secretaria de Estado da Saúde no lugar de José Sobral

Da redação, AJN1

 

Como havia sido anunciado pela AJN1 no último dia 28, o governador Jackson Barreto empossou na manhã de hoje (30), em cerimônia concorrida no Palácio dos Despachos, a nova secretária de Estado da Saúde: Conceição Mendonça, a qual substitui José Sobral, o qual ficou pouco mais de um ano à frente da pasta e se desliga da função para se dedicar a uma possível candidatura de prefeito da capital.

 

Conceição, que até ontem era a superintendente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), assume a problemática pasta com moral, já que ela foi indicada por cinco técnicos da secretaria, recebendo o aval de Sobral e de Jackson.

 

Para Sobral, o sentimento é de dever cumprido. “Deixo o cargo com o sentimento de dever cumprido e Conceição, que é muito competente, dará continuidade aos trabalhos. Conceição conhece muito bem toda a Saúde e ela e os demais profissionais que ficaram na Secretaria são comprometidos com o SUS e já existem ações em andamento para melhorar a rede, como a ampliação de leitos de UTI e melhoria da rede materna”.

 

Em sincronia com as palavras de Sobral Conceição Mendonça afirmou que tem um grande desafio pela frente. “Tenho coragem e vamos seguir em frente com trabalho sério e transparente, com apoio de toda a população. Daremos continuidade ao excelente trabalho desenvolvido por Sobral e as melhorias não vão parar. E ainda esta semana será decidido quem assumirá a superintendência do Samu”, disse Conceição.

 

Já o governador Jackson Barreto não poupou elogios a nova gestora. “Conceição é uma profissional muito competente e ela conhece muito bem todo o funcionamento da Saúde. Todas as esferas da Secretaria têm a participação dela e tenho certeza de que ela fará um ótimo trabalho”, afirma.

 

Histórico

 

Natural de Areia Branca, Maria da Conceição Mendonça Costa é enfermeira formada pela UFS, especializada em Gestão da Clínica nos Hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), pelo Hospital Sírio Libanês (SP), e em Urgência e Emergência, atuando, desde 1992, na área.

 

A enfermeira já atuou na implantação, reorganização e adequação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu 192 Aracaju, que serviu como projeto piloto para o Ministério da Saúde, antes mesmo da Portaria Ministerial 2048/2002. Ela atuou também na implantação dos hospitais da Zona Norte e Sul de Aracaju, além da Urgência Psiquiátrica São José. Já participou dos projetos de implantação do Samu em todas as regiões do País, predominando as capitais. Conceição também atuou na implantação e participação das portarias das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), salas de estabilização, entre outros projetos.

 

No Ministério da Saúde, ficou à frente do Projeto de Implantação da Força Nacional do SUS (FN-SUS) e foi uma das responsáveis pelo comando e liderança na tragédia de Santa Maria, além de coordenar importantes missões humanitárias em todo o país, a exemplo das enchentes da Região Serrana do Rio de Janeiro, situações de desassistência no Acre, assistência indígena, enchentes no Amazonas, além da organização da Rede de Urgência em grandes eventos como: Visita do Papa ao Brasil, Jogos X-Games, Copa das Confederações, e Copa do Mundo FIFA 2014. Assumiu a Superintendência do Samu 192 Sergipe em janeiro de 2015.

 

 

Você pode querer ler também