ARACAJU/SE, 19 de abril de 2024 , 6:42:54

logoajn1

Deputado Georgeo Passos cobra nomeação de concursados da PM

Na manhã desta terça-feira (2), o deputado estadual Georgeo Passos (PTC) utilizou o grande expediente da sessão plenária para pedir ao governador Jackson Barreto (PMDB) a convocação dos aprovados no último concurso da Polícia Militar, realizado em 2013.

 

Ao todo, 339 aprovados esperam pela convocação. Alguns deles ocuparam as galerias da Alese durante a sessão pedindo o apoio dos parlamentares no sentido de tentar sensibilizar o governo para a convocação. “São mais policiais nas ruas por menos violência”, afirmou Georgeo.

 

“Afinal, uma das maiores dificuldades é a falta de homens nas duas polícias. Existem 339 pessoas que foram aprovadas e estão aptas, preparadas e esperando a convocação. Pedimos que o Governo não feche as portas para eles. A sociedade precisa desses homens nas ruas”, comentou o deputado.

 

Georgeo lembrou que Sergipe enfrenta atualmente uma escalada da violência – tanto na capital quanto no interior – e que para combater esse problema, é preciso contar com pelo menos um efetivo suficiente.

 

“A PM conta aproximadamente com 5.500 homens – alguns deles convocados no último concurso de 2013. Mas, todos os anos muitos se aposentam ou se afastam das suas funções por questões de saúde. E esse déficit não é coberto”, alertou.

 

O parlamentar lembrou ainda que a convocação desses aprovados sequer irá representar grandes despesas aos cofres do Estado. “Não adiante dizer que não há recursos, pois o cálculo já foi feito. As novas convocações representarão apenas 0,015% nas despesas do Estado. Muito pouco diante do benefício de ter esses homens nas ruas”, analisou Georgeo.

 

O deputado ainda dá outra sugestão para viabilizar a convocação dos aprovados: “Se, ainda assim, o Governo alegar que não tem o recurso, proponho fazer uma substituição: exonerar 500 pessoas que estão nomeadas em cargos em comissão e fazer a contratação desses 339 concursados. Tenho certeza de que tal medida terá o apoio da sociedade sergipana”, concluiu.

 

Fonte: Assessoria parlamentar

Você pode querer ler também