ARACAJU/SE, 26 de abril de 2024 , 1:44:15

logoajn1

Dos 8 deputados federais sergipanos, 4 ainda estão indecisos sobre impeachment

Da redação, AJN1

 

O plenário da Câmara dos Deputados está a cinco dias de decidir se vai haver ou não o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Até lá, muitas manobras políticas estão sendo desenvolvidas para fisgar os votos que livrem a cabeça da presidente ou para decapitá-la de uma vez por todas.

 

Dentre os oito parlamenteares sergipanos, segundo pesquisa levantada pela Folha de São Paulo, quatro estão com votos indefinidos: Adelson Barreto (PR), Fábio Reis (PMDB), Valadares Filho (PSB) e Jony Marcos (PR); dois são contra: Fábio Mitidieri (PSD) e João Daniel (PT); e dois a favor do impedimento: Laércio Oliveira (SD) e André Moura (PSC).

 

São necessários 342 votos para enviar o caso ao Senado. De acordo com a pesquisa, até agora, 265 deputados (61,92% do total) se declaram a favor do impeachment. A Câmara possui 513 deputados federais.

 

Comissão Especial

 

A Comissão Especial do Impeachment da Câmara dos Deputados aprovou na segunda-feira (11) o parecer do relator Jovair Arantes (PTB-GO) pela admissibilidade da abertura do processo de afastamento da presidenta Dilma Rousseff. Foram 38 votos a favor e 27 contrários.

 

O parecer aprovado será encaminhado ao plenário da Câmara, onde será lido na sessão imediatamente após a votação. A leitura do relatório ocorre hoje (12) em sessão ordinária da Casa. Posteriormente, a peça será publicada no Diário Oficial da Câmara veiculado na próxima quarta-feira (13).

 

Após a publicação, 48 horas depois, o parecer entrará na pauta de votações da Câmara, como primeiro item a ser discutido e votado. A previsão, até o momento, é que a discussão seja iniciada na próxima sexta-feira (15). A votação em si deve ocorrer no próximo domingo (17).

 

Posicionamentos

 

O deputado Laércio Oliveira sugere que Dilma renuncie como um "verdadeiro guerreiro que sabe a hora de baixar a guarda". Laércio acredita que "não existe compra de votos dos parlamentares para apoiar ou não o impeachment".

 

“Agora é hora de comemorar os 38 votos a favor. Vitória do povo. Vitória do Brasil”, conclamou o líder do PSC na Câmara, André Moura, o mais entusiasta a favor do impeachment.

 

Indeciso, Valadares Filho deve seguir a tendência de seu partido no âmbito nacional. “A resolução do PSB nacional orienta voto pelo impeachment”.

 

Você pode querer ler também