O prefeito Edvaldo Nogueira empossou, na manhã desta quarta-feira, 11, os conselheiros locais de Saúde que foram eleitos durante as conferências realizadas em fevereiro deste ano. Foram selecionados 16 representantes para cada uma das 45 Unidades Básicas de Saúde do município, sendo oito titulares e oito suplentes, totalizando 720 conselheiros. Além de atuar no fortalecimento do controle social das políticas de saúde, eles servirão como elo entre o poder público e a comunidade.
Na solenidade também foram entregues, através da Secretaria da Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, 20 diplomas de Honra ao Mérito àqueles que já desempenham o papel com ética e responsabilidade, em seus territórios, colaborando para a melhoria da qualidade de vida da população.
Composição
Os Conselhos Locais de Saúde são formados por oito usuários do Sistema Único de Saúde, quatro servidores e quatro gestores, seguindo a legislação do SUS. Operando como um braço do Conselho Municipal de Saúde, em cada região da cidade, a ele cabe acompanhar o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, avaliando como os serviços estão sendo ofertados ao cidadão. A partir desse monitoramento, são evidenciadas as demandas de saúde e comunicadas, tanto ao conselho municipal como à Secretaria da Saúde, para resolutividade.
Com informações da PMA.