ARACAJU/SE, 24 de maio de 2024 , 6:33:08

logoajn1

Georgeo Passos cobra providências sobre lixão da Terra Dura, em Itabaiana

O deputado estadual Georgeo Passos (PTC), usou expediente desta quinta-feira (10), para destacar e cobrar providências sobre o lixão da Terra Dura, localizado às margens da Rota do Sertão, entre Ribeirópolis e Itabaiana, bem como os males que vem causando a moradores da região.

Segundo o parlamentar, o acúmulo de lixo gera muitos problemas para as pessoas. “Em povoados como Coité dos Borges, Riachinho e Serra Redonda, em Ribeirópolis, a população sofre com o lixão, o mau cheiro. Em Frei Paulo, a população vive apreensiva. Quando há a queimada do lixão, a população sofre por problemas de saúde causadas pela incineração do lixo”, destacou Georgeo. 

“As pessoas se sentem sem condições de dormir, pois o odor chega até lá e a sensação ruim que prejudica adultos, idosos e crianças de viver. São vários municípios com este problema e temos que cobrar para que este problema seja resolvido. Os municípios, sozinhos, não conseguirão resolver a situação dos lixões e transformá-los em aterro, conforme dispõe a legislação”, explicou o parlamentar.

 

Georgeo destacou a formação dos Consórcios Regionais de Resíduos Sólidos que, na região do Agreste sergipano, representado pelo superintendente Caio Valença, no entanto, lamentou o fato de que os municípios, sozinhos, não conseguirão resolver este problema.

“Os municípios não têm condições de tirar o projeto do papel […] Até o presente momento, percebemos a lentidão no andamento dos consócios de resíduos sólidos”, disse. O parlamentar sugeriu, também, que os superintendentes destes consórcios e órgãos de meio ambiente fossem convidados a debater o tema na Assembleia Legislativa, o mais rápido possível. 

 

Fonte: Alese

Foto: César de Oliveira

Você pode querer ler também