ARACAJU/SE, 15 de abril de 2024 , 9:05:37

logoajn1

Governador apresenta Vila da Páscoa Iluminada no primeiro Café Ponto Gov do ano

 

Nesta sexta-feira (23), o governador Fábio Mitidieri teve o primeiro encontro do ano com a imprensa sergipana. O Café Ponto Gov é um momento em que o chefe do Executivo estadual estreita relações com os profissionais da comunicação e aproveita para apresentar o balanço das ações da gestão pública.

“Primeiro Café Ponto Gov do ano, mais um encontro com os profissionais da imprensa, para quem viemos apresentar os primeiros números de 2024. Quero agradecer à Fecomércio, que, assim como o Governo do Estado, entende que o turismo é uma das ferramentas mais importantes para a economia. Já tivemos o São João, o Natal e, agora, a Páscoa, eventos em que investimos porque acreditamos no retorno para a economia, geração de emprego e renda”, iniciou o governador.

Fábio aproveitou a oportunidade para lançar o projeto da Vila da Páscoa Iluminada, que acontecerá de 8 a 31 de março, na Orla da Atalaia, em Aracaju, e adiantou também que haverá novidades no calendário de eventos deste ano, que serão apresentadas em outro momento. “Esse é um estilo de governo nosso. Entendemos o turismo como uma das ferramentas mais importantes para movimentar a economia. O que você faz no turismo hoje dá resultado imediato em todas as áreas”, completou o governador.

Sobre a importância de manter uma relação com a imprensa, o secretário Especial de Comunicação, Cleon Menezes, considerou o diálogo necessário para a prestação de contas para a população. “Temos um compromisso com a transparência. Estamos à disposição e desejamos nos aproximar da população também por meio da imprensa”, pontuou.

Natal Iluminado

Em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), o Governo do Estado realizou a Vila do Natal Iluminado, no final do ano passado, na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, e o Natal Iluminado, na Praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju. O projeto reuniu apresentações artísticas, feira de artesanato e área gastronômica, além de paradas de Natal.

Segundo pesquisa da Fecomércio, a maioria dos setores avaliou o Natal Iluminado como ótimo ou bom. Os segmentos de hotelaria, locadora de veículos, alimentação, artesanato e ambulantes avaliaram o evento como 100% ótimo, enquanto os lojistas definiram o evento como 89% bom. De acordo com o estudo, todas essas áreas apresentaram crescimento nas vendas no período.

A taxa média de ocupação dos hotéis e similares em dezembro de 2023 foi de 68%. A Orla foi o principal destino turístico, e 98% dos turistas afirmaram que pretendem voltar ao estado. No período de 51 dias, na Praça Fausto Cardoso e na Orla da Atalaia, o faturamento dos comerciantes e artesãos foi de R$ 1,2 milhões, ainda segundo o levantamento da Fecomércio.

“Tivemos a maior parceria público-privada da história de Sergipe no Natal Iluminado. Foram Aracaju e mais 14 cidades, ou seja, 50 milhões de pontos de luz. Agora, teremos a Vila da Páscoa Iluminada, algo inovador. Isso demonstra que o Governo do Estado, em parceria com o sistema Fcomércio, buscam o fortalecimento do turismo de Sergipe, que movimenta 52 cadeias produtivas”, analisou o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac em Sergipe, Marcos Andrade.

Vila da Páscoa

Durante o Café Ponto Gov, Fábio Mitidieri apresentou aos jornalistas o projeto da primeira Vila da Páscoa Iluminada, que acontecerá de 8 a 31 de março, e contará com capela, palco 360°, decoração e iluminação temática, encenação da Paixão de Cristo, apresentações musicais cristãs, feira de artesanato e área gastronômica, fábrica de chocolate e oficinas recreativas. Toda a estrutura estará disposta na área dos lagos da Orla da Atalaia. “É a primeira vez que realizamos algo assim. Não temos medo de arriscar. Já fizemos uma vistoria no local esta semana e, futuramente, avaliaremos se manteremos ou aperfeiçoaremos o projeto”, declarou o governador.

Balanço

Entre as informações passadas para a imprensa nesta sexta-feira, o governador destacou o estoque total de empregos em dezembro de 2023, ou seja, o total de pessoas com carteira assinada, que foi de 310.183, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Isso significa dizer que Sergipe saiu de 23° para 13°, subindo dez posições no ranking nacional de estoque de emprego.

Na segurança, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Sergipe é o quarto estado do país em redução de assassinatos. Por este motivo, visando reforçar ainda mais a segurança do estado, ao empossar 83 aprovados no concurso da Polícia Civil, na última segunda-feira, 19, o governador criou a Comissão Mista de Trabalho, para discutir formas de fortalecimento da carreira de segurança pública em Sergipe.

Na assistência social, no último dia 5 de fevereiro, o governador Fábio Mitidieri lançou mais uma etapa do programa Prato do Povo, que promove a segurança alimentar e nutricional no estado, ao distribuir 200 quentinhas diárias, cinco dias por semana, em 21 municípios, nesta primeira fase. O objetivo, segundo o gestor, é ir além da distribuição de refeições e aperfeiçoar o projeto com a oferta também de cursos para os beneficiários. “Queremos dar oportunidade aos mais vulneráveis. Neste momento, precisamos garantir o alimento, mas planejamos ampliar esse programa com a capacitação de mão de obra e dar mais dignidade a essas pessoas”, explicou o governador. O Prato do Povo investirá R$ 22.261.485,48 nos seus 16 primeiros meses de execução.

De 12 de janeiro a 12 de fevereiro deste ano, o governo realizou o Verão Sergipe, programa que há 11 anos não era executado. O evento, que levou programação musical e esportiva para Itaporanga d’Ajuda, Pacatuba, Canindé de São Francisco, Pirambu e Estância, movimentou a economia, por meio da interiorização do turismo.

Fonte: Secom

Você pode querer ler também