ARACAJU/SE, 26 de abril de 2024 , 17:13:41

logoajn1

Governo implanta sistema digital de rádio comunicação para a Segurança Pública

Com o objetivo de dar maior integração e agilidade nos atendimentos à população, foi implantado na manhã desta quarta-feira (12), um novo sistema digital de rádio comunicação para ações da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe. A moderna ferramenta foi apresentada pelo governador do Estado, Jackson Barreto.

Foram investidos mais de R$ 24 milhões, possibilitando o compartilhamento imediato de informações entre Bombeiros, Polícias Civil e Militar e Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp), por meio de redes específicas.

“Agora, com o serviço de comunicação de rádio digital, traremos novas tecnologia e modernidade, significa o sonho da nossa polícia Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros, de todos aqueles responsáveis pela nossa segurança. Esse serviço, sem dúvida alguma, vai oferecer melhores condições de trabalho e será um grande instrumento, uma grande arma contra o bandido que quer asfixiar a nossa sociedade”, disse o governador.

O projeto de implantação prevê que, até maio de 2016, todo o Estado esteja integrado digitalmente. Para tanto, ele vai contar com uma central, 15 estações de rádio base integradas ao Ciosp, 389 terminais fixos, 971 terminais veiculares com localização GPS, 1659 terminais portáteis e 15 consoles de despacho.

A instalação será executada pela empresa espanhola Teltronic, que tem mais de 15 anos de atuação do país, e será a responsável também pela conversão do sistema analógico para o digital.

O Secretário de Segurança Pública, Mendonça Prado, destacou a importância do investimento. “Eu tenho plena convicção de que nós faremos um serviço ultramoderno. Esses são investimentos imprescindíveis para vivermos novos momentos na Segurança Pública. Em breve, estaremos reunidos para apresentar o novo mapa com as áreas integradas da Segurança Pública, tudo com o intuito de aperfeiçoar o sistema de segurança de Sergipe”, disse.

Modernidade

O moderno sistema de comunicação fará a diferença nas cidades do interior do Estado, já que trará mais qualidade na troca de informações entre as equipes e mais rapidez no atendimento à população, em resposta imediata a ocorrências. A radiocomunicação digital permite o compartilhamento imediato de informações entre Bombeiros, Polícias Civil e Militar e Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp), por meio de redes específicas.

Entre os diferenciais do sistema digital, está a criptografia, que impede a interceptação das mensagens por terceiros. Em caso de perda ou extravio do rádio portátil, ele pode ser desabilitado, impedindo o uso indevido por terceiros.

Recursos

Os recursos para a implantação do sistema de radiocomunicação são oriundos do Programa Brasil mais Seguro, criado pelo Governo Federal com o objetivo de reduzir os crimes contra a vida. Sergipe aderiu ao programa em 2013. 

 

Com informações da ASN

Foto: MarcosRodrigues/ASN

Você pode querer ler também