ARACAJU/SE, 26 de abril de 2024 , 19:25:36

logoajn1

Jeferson Andrade também tem mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) cassou o mandato do deputado estadual Jeferson Andrade (PSD). O parlamentar ainda foi multado em mais de R$ 106 mil, e teve os direitos políticos inelegíveis por oito anos.

 

Jeferson foi acusado pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) por destinar verbas de subvenções da Assembleia Legislativa para três entidades do terceiro setor, com o objetivo de se beneficiar politicamente nas eleições de 2014.

 

Na mesma sessão plenária realizada ontem (2), o TRE também havia condenado o deptado estadual Gustinho Ribeiro (PSD) pelos mesmos motivos apontados pela PRE. Além de Gustinho e Jeferson, o TRE já cassou os diplomas dos deputados Augusto Bezerra (DEM), Paulinho da Varzinhas (PTdoB), João Daniel (PT), Adelson Barreto (PTB) e Samuel Barreto (PSL), todos envolvidos em desvio e aplicação indevida das verbas de subvenções sociais.

 

Relembre o caso
 
 
Em dezembro de 2014, a Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE) ajuizou 25 ações contra 23 deputados da legislatura vigente à época na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), por irregularidades no repasse e na aplicação de verbas de subvenção social.

 

Também foi processada a ex-deputada e atual conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Suzana Azevedo. Além de os valores terem sido repassados ilegalmente, por conta de proibição na legislação eleitoral, o levantamento inicial identificou pelo menos R$ 12,4 milhões desviados de sua finalidade.

Você pode querer ler também