ARACAJU/SE, 18 de junho de 2024 , 14:34:54

logoajn1

Lula recebe título Honoris Causa da UFS em Lagarto

Da redação AJN1

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta segunda-feira (21), o título de doutor Honoris Causa entregue pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus de Lagarto. O líder petista está em Sergipe desde o último domingo (20), quando desembarcou em Estância, dando sequência à “Caravana Lula pelo Brasil”, que vai percorrer os 25 municípios dos nove Estados do Nordeste durante 20 dias. O objetivo do projeto é ver de perto a realidade brasileira e as grandes transformações pelas quais o Brasil passou nos governos do PT.

Foto: Ricardo Stuckert

A solenidade aconteceu no campus de Lagarto, inaugurado em 2015 e que teve investimento de R$ 55 milhões. Hoje, a unidade educacional possui hospital universitário com vários cursos da área de saúde.

“Eu agradeço de coração o título de Honoris Causa conferido pela Universidade Federal de Sergipe. Quero compartilhar esse título com a comunidade acadêmica da UFS e com todos que lutaram e continuam lutando pela educação pública e de qualidade em nosso país. Universidade hoje é para branco, para preto, para pardo, para índio, para todos que quiserem”, disse o ex-presidente.

Durante a fala na cerimônia, que contou com a presença do reitor, Angelo Roberto Antoniolli, de professores, estudantes, do vice-presidente nacional do PT Marcio Macedo, do presidente do PT-SE, Rogério Carvalho, Lula voltou a se emocionar ao falar do ex-governador Marcelo Déda e de José Eduardo Dutra, ambos sergipanos. “Eu quero dedicar esse título ao povo brasileiro, aos estudantes, quero incluir Déda e Dutra”.

Segundo o reitor Ângelo Roberto Antoniolli, deve-se a Lula a expansão universitária da instituição. “Antes do Reuni, a UFS tinha 10 mil alunos. Com o Reuni, hoje são 30 mil. Saímos da capital para o interior para fazer o que sabemos: ensino, pesquisa e extensão. Esse título é muito esperado desde 2013”, disse.

Acompanhado pela mãe, o presidente do PT em Sergipe, Rogério Carvalho, exaltou o título recebido por Lula. “Participamos de mais essa conquista do melhor presidente da história do país, Lula. O presidente que mais investiu na educação dos nossos jovens”.

Para Marcio Macedo, o evento foi simbólico porque teve “criador visitando a criatura, e recebendo da criatura a sua maior homenagem, que é o título de doutor Honoris Causa”. “Esse campus tem um significado muito forte porque, além da função educacional e de ser um processo de ascensão verticalizada, do filho do povo ter acesso à Universidade, está transformando Lagarto e toda a sua região num polo de serviços, desenvolvendo a região como um todo. Eu conheço essa universidade bem”.

Caravana

A caravana de Lula segue hoje à tarde para Itabaiana, onde se reunirá com lideranças políticas da região, como o MST, além de políticos locais como o deputado Federal João Daniel (PT-SE), o presidente estadual do PT, Rogério Carvalho, o vice-presidente nacional do PT, Márcio Macêdo, e o ex-vereador por Itabaiana, Olivier Chagas. Em seguida, participará, em Nossa Senhora da Glória, de um grande ato público.

Amanhã, às 9h, finaliza sua passagem por Sergipe, num ato no Iate Clube, em Aracaju.

 

Você pode querer ler também