ARACAJU/SE, 16 de abril de 2024 , 22:44:06

logoajn1

Maria do Carmo revela apreensão com aumento do desemprego no Brasil

A senadora licenciada Maria do Carmo Alves (DEM) revelou-se bastante preocupada com o alto índice de desemprego no Brasil. Só em Sergipe, são quase 9 mil trabalhadores que perderam os seus empregos nos últimos meses. “Isso me causa grande dor, pois não tenho como ajudar nesse aspecto. O que mais me choca é perceber que as pessoas querem trabalhar, produzir para o país, mas não têm mercado que as absorva”.

 

De acordo com Maria, é a desocupação que leva muitas pessoas a cometerem deslizes. “Isso é desesperador e, tenho certeza, que esses pais e mães de famílias jamais gostariam de estar sendo protagonistas de situações constrangedoras, mas a fome não espera”.

 

No seu entender, a saída é fazer com que o país volte a crescer, de modo a garantir a retomada da geração de emprego e renda. “Se a economia anda nos trilhos, o Brasil volta a crescer, gera-se emprego, há investimentos e, naturalmente, diminui-se a taxa de desocupação”, afirmou, ao citar dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

De acordo com os dados, atualmente, existem no Brasil, 11,1 milhões de pessoas desocupadas. O número é 22,2% maior num comparativo com os registros de desempregados do período de outubro a dezembro de 2015. Segundo o Instituto, esta é a maior taxa de desemprego da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua) iniciada em 2012. Comparando-se com igual trimestre do ano passado, o número de desemprego subiu 39,8%, o que significa um aumento de 3,2 milhões de pessoas desocupadas.

 

Com informações da Assessoria

Você pode querer ler também