ARACAJU/SE, 13 de abril de 2024 , 20:27:25

logoajn1

Maria lamenta alto índice de desperdício de alimento no Brasil

Autora do Projeto de Lei (PLS 675/2015) que institui a Política Nacional de Combate ao Desperdício de Alimentos, a senadora licenciada Maria do Carmo Alves (DEM) lamentou hoje (1º) que o Brasil, mesmo com tanta gente passando fome, ainda desperdice algo em torno de 40 mil toneladas de alimentos. Os dados fazem parte de um estudo do World Resources Institute (WRI) Brasil, divulgados esta semana.

 

“O Brasil é um dos dez países que mais perdem e desperdiçam alimentos no mundo. Os estudos mostram que mais de 1 bilhão de pessoas, no mundo, não têm acesso à uma alimentação adequada, resultando em desnutrição e outras implicações, inclusive, morte. Isso, no meu entender, é uma questão de segurança alimentar”, afirmou Maria, lembrando que essa prática, ainda, gera um prejuízo econômico incalculável.

 

A perda, observou Maria do Carmo, ocorre durante a colheita, pós-colheita e distribuição, enquanto o desperdício se dá no processo de varejo e no mau-hábito do consumidor. Ela lembrou que a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil revelou que cerca de 30% de tudo o que é produzido no mundo é desperdiçado e perdido antes de chegar à mesa do consumidor.

 

“Essa é uma questão social séria e precisamos nos mobilizar e discutir alternativas que visem conscientizar governos, empresas e cidadãos na expectativa de minorar esse problema”, defendeu a senadora que, atualmente, responde pela Secretaria Municipal da Família e Ação Social (Semfas). 

 

Fonte: Assessoria

Você pode querer ler também