ARACAJU/SE, 26 de abril de 2024 , 23:46:51

logoajn1

Ministro do Desenvolvimento Agrário está em Sergipe para lançar projetos

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, chegou a Sergipe na noite dessa quarta-feira (9). Ele vai passar dois dias em Sergipe participando de eventos em Nossa Senhora da Glória, Canindé do São Francisco e Aracaju.

 

Hoje (10), ao lado do governador Jackson Barreto, o ministro participa de uma reunião do território da cidadania do Alto Sertão. À tarde, ele visita o perímetro irrigado de Jacaré Curituba, situado em Canindé do São Francisco.

 

No final da tarde, o ministro retorna a Aracaju para na sexta-feira (11), lançar o Plano Safra da Agricultura Familiar 2015-2016 e assinar o Protocolo de Intenções para implantação em Sergipe do PNDTR (Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais).

 

Com o Incra, o ministro vai assinar convênio para abertura e Recuperação de Estradas em Projetos de Assentamento; Convênio de Georreferenciamento e Demarcação de Lotes; e Convênio para Construção de Agroindústrias.

 

Será também assinado convênio para a Criação de Projetos de Assentamento do Incra e Assinatura de Contratos de Concessão de Crédito Instalação – Apoio Inicial I. 

 

O ministro vai ainda fazer a entrega de títulos de crédito fundiário pela Emdagro. O Programa de Crédito Fundiário é fruto de uma parceria entre o Governo Estadual e governo federal com objetivo de garantir que trabalhadores rurais tenham acesso à terra. A unidade técnica executora do Programa é coordenada pela Seagri, contando também com parcerias da Semarh, Emdagro, Adema, Ibama e Incra.

 

Nesta data, o Governo de Sergipe entrega certificado de aquisição de terra a 42 agricultores familiares que acabaram de receber recursos do Programa Nacional de Crédito Fundiário, repassados pelo Banco do Nordeste para efetivar a compra das terras. As 42 famílias foram assentadas em 3 propriedades rurais (Fazenda Santa Clara – Riachão do Dantas, Fazenda Pedra Branca – Canhoba, Fazenda Rio da Serra – São Domingos) numa área total equivalente a 524,61 hectares ou 1.733,86 tarefas, perfazendo um investimento total de R$ 2.437.179,18

 

Entidades sociais agrárias também entregarão um documento a Patrus Ananias e entregarão o Prêmio Extensionista Rosalvo Alexandre ao ministro, em homenagem ao Dia do Extensionista Rural, celebrado em 6 de dezembro.
 

Você pode querer ler também