O ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, virá a Sergipe na próxima segunda-feira (28), para assinar um acordo de cooperação técnica do Programa de Apoio à Modernização da Gestão da Previdência Social (Propev) com o governador em exercício, Belivaldo Chagas.
O acordo formaliza a participação do Estado no Propev e prevê a aplicação de R$ 4 milhões para a realização do censo funcional dos servidores. Com o censo, a base cadastral será modernizada, fazendo com que o cálculo atuarial apresente dados mais próximos à realidade. Hoje, o Sergipeprevidência possui 28.211 aposentados e pensionistas, o que representa 1,28% da população e equivale a 11% da receita corrente líquida dos cofres estaduais. Os gastos com a previdência no estado beiram a cifra de um bilhão de reais, mais que o valor toral que é gasto com a pasta da segurança pública.
Na ocasião, também serão assinados outros documentos como termo de cooperação entre o Sergipeprevidência e o Banese para realização do ‘Prova de Vida’; protocolos de intenção com a Caixa e Banco do Brasil para avaliação de imóveis e convênio com a Procuradoria Geral do Estado para implantar o Núcleo de Precatórios do Sergipeprevidência.
Prova de Vida
Projeto objetiva comprovar a existência dos beneficiários do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). O recadastramento será realizado no mês de aniversário do beneficiário, seja ele aposentado ou pensionista.
* com informações da ASN