ARACAJU/SE, 14 de julho de 2024 , 22:22:38

logoajn1

Prefeito João Alves recebe propostas da UFS para novas parcerias na área da saúde

Durante reunião realizada hoje (30), o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, e o vice-prefeito, José Carlos Marchado, receberam o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ângelo Antoniolli, para firmar parcerias com o município que beneficiarão a saúde, principalmente o atendimento ao cidadão aracajuano. As propostas visam o atendimento humanizado ao usuário do SUS de Aracaju e uma parceria para que alunos dos cursos de saúde possam também atuar.

A proposta apresentada ao prefeito de Aracaju é resultado de seis meses de estudos e tem com objetivo o envio de profissionais formados em medicina, e algumas outras áreas da saúde, para que atuem como residentes nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município.

De acordo com o prefeito da capital, as parcerias com a UFS sempre são bem-vindas. "Sempre elogiei essa postura da UFS nesses últimos anos de estar procurando uma integração com a sociedade. Nós acatamos essa ideia, pois sabemos que é lá que se encontra a elite de especialistas. Já fizemos outras parcerias com a Universidade, como a de drenagem de Aracaju, por isso teremos resultados excelentes para a população", disse.

Entusiasta de soluções simples para resolução dos problemas existentes, o vice-prefeito José Carlos Machado enfatizou que as parcerias com a Instituição podem ir além. "Defendo que essa parceria deve ser estendida para outros setores, já que a Universidade tem um amplo quadro de Doutores que podem ajudar a Prefeitura de Aracaju em diversas áreas. Na Saúde, temos condições de receber os profissionais devidamente qualificados. Essa integração tem tudo para dar certo, até porque quem ganhará é a população mais carente que necessita de um atendimento eficaz nos Postos de Saúde", explicou.

Segundo informações do secretário municipal da Saúde, Luciano Paz, a integração com a UFS e a disponibilização de novos profissionais, será agregado nos Hospitais e nas Unidades de Pronto Atendimento. "O nosso maior objetivo é que a população tenha o melhor atendimento. Após a análise da minuta trazida pela Universidade o convênio será iniciado", revelou o secretário.

Humanização no atendimento

Outra proposta encaminhada foi para a implantação de ações que promovam a humanização do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde de Aracaju. Os cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional dos gestores e servidores serão realizados pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (FUNDAT), nas dependências das UPAs.

De acordo com a presidente da FUNDAT, Glaucia Guerra, o objetivo é um atendimento mais humanizado aos cidadãos que utilizarão o Sistema de Saúde de Aracaju focado na ética profissional, respeito ao próximo. "Além de tornar o atendimento mais humanizado, ou seja, mais próximo ao cidadão, a intenção é que o mesmo profissional acompanhe todas as etapas do atendimento ao cidadão até a sua alta", esclareceu.

O reitor da UFS, Ângelo Roberto Antoniolli, salientou a importância de firmar parcerias com a Prefeitura. "Estamos colocando a Universidade à disposição da Prefeitura de Aracaju para que os espaços sejam utilizados pelos nossos alunos. Essa é uma parceria bastante positiva e quem ganha com isso é a sociedade aracajuana".

 

Fonte: PMA

Foto: Fabiana Costa

 

Você pode querer ler também