ARACAJU/SE, 18 de abril de 2024 , 20:42:03

logoajn1

Presidente da Unale prepara reunião da entidade em Sergipe

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luciano Bispo, recebeu nesta quinta-feira (13) a visita do presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputado Sandro Locutor (ES), que tem percorrido alguns Estados para estreitar relações com os legislativos estaduais. Em Sergipe, Sandro veio especialmente para acertar detalhes e parcerias para a realização da 20º Conferência Nacional.

"Viemos tratar com os deputados, com o presidente desta Casa e com o governador sobre a vigésima conferência da Unale, que será realizada em Sergipe. Cincos estados disputavam para sediar o evento, mas um acordo capitaneado pelo pastor Antônio garantiu a desistência em favor de Sergipe, que nunca recebeu uma conferência da Unale", comentou Sandro. A entidade estará completando duas décadas de existência em 2016.

O novo presidente da Unale disse que a entidade, que assumiu a 'maioridade' agora, assume também o compromisso com o País e com os Estados. Sandro agradeceu o apoio que teve para chegar ao comando da Unale. "Como presidente quero agradecer aos deputados de Sergipe que votaram em mim de forma unânime, foi uma discussão tranquila, chapa única, onde manteve-se a unidade. Sempre fui um deputado bastante participativo, pois a entidade precisa de parlamentares que se dediquem, participem", frisou.

"Farei visitas constantes a Sergipe por causa da conferência que será realizada aqui. tenho certeza que será uma conferência que vai superar a que realizamos em Vitória. No nosso planejamento fizemos questão de definir com antecedência o Estado para termos tempo de planejá-la. Temos seis secretarias efetivas que trabalham para organizar a próxima conferência", observou Sandro Locutor, que criou um grupo de trabalho para tratar da conferência.

Ocupando pela primeira vez a tribuna da Alese, Sandro disse que a Unale busca rever funções dos legislativos estaduais transferidas para o Congresso. "Estamos em busca de resgatar algumas prerrogativas que ao longo do tempo foi se perdendo, ás vezes por omissão nossa ao abrir mão de legislar. Estamos em busca de resgatar, por exemplo, o direito de decidir pela criação de municípios, pois somos nós que conhecemos a realidade do Estado, as regiões onde se sonha criar novos municípios, e sua sustentabilidade".

 

Sandro disse ainda que conta com uma assessoria que cuida das agendas do Congresso, acompanhando temas como o Pacto Federativo, que interessa aos deputados estaduais. 

 

Fonte: Alese

Você pode querer ler também