ARACAJU/SE, 27 de abril de 2024 , 0:28:12

logoajn1

Presidente Dilma reúne governadores do Nordeste para discutir novos recursos para a área da saúde

A presidente Dilma Rousseff convocou os governadores do Nordeste para um jantar na noite desta sexta-feira (28). O encontro aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza (CE), a portas fechadas, e teve um único objetivo: discutir a crise que atinge as unidades federativas e as possibilidades de se criar novos recursos para a área da saúde.

A presidente Dilma Rousseff fez uma análise da conjuntura econômica e das dificuldades que o país vem passando devido à desaceleração das atividades produtivas, que tem gerado forte impacto nas finanças das empresas, da União, dos estados e municípios. Ela explanou sobre a cobrança de estados e municípios em relação a novos recursos para a saúde, disponibilizando sua equipe técnica para a realização de estudos sobre qual seria uma fórmula mais adequada de levantar esses investimentos.

Presente ao jantar, o governador em exercício de Sergipe, Belivaldo Chagas, levantou a possibilidade de utilizar esses recursos também em áreas como segurança, habitação e previdência. Mas a presidente rechaçou essa possibilidade, e disse que o foco neste, momento, é exclusivamente a saúde.

“Não houve definições, apenas um diálogo franco sobre as dificuldades da União, estados e municípios e a análise de algumas possibilidades para se criar uma nova fonte de financiamento para a saúde pública. Esse é um tema que ainda vai ser debatido com mais profundidade para que, mais na frente, decida-se o que pode e o que deve ser feito”, informou Belivaldo.

O governador em exercício disse ainda que a presidente Dilma Rousseff não acenou proposta para melhorar as finanças dos estados. “O assunto foi novos recursos para a saúde. De que forma, isso vai levar melhorias para os estados e municípios. Vamos levar essas questões de volta para Sergipe, apresentar ao governador Jackson Barreto o que foi discutido e, mais na frente, levar as contribuições de Sergipe para esse debate”, finalizou.

 

Com informações da ASN

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Você pode querer ler também