A capital sergipana vai contar com o reforço de tropas federais para auxiliar na segurança das eleições do próximo domingo, 2 de outubro. O pedido de envio das forças federais havia sido encaminhado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Sergipe. O Tribunal ainda aguarda o posicionamento do TSE sobre a solicitação de tropas federais para atuar em outros 12 cidades sergipanas.
O envio das tropas foi aprovado por unanimidade pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), durante sessão administrativa desta terça-feira (27), que também autorizou o reforço de tropas federais para 54 municípios dos estados do Amazonas, Maranhão e Rio Grande do Norte.
O ministro Herman Benjamin aprovou o envio para Aracaju (SE) e Parnamirim (RN). “Ambos os governadores se manifestaram pela necessidade do envio de força federal para garantia da segurança e da ordem durante as eleições”, ressaltou.
Ao relator o pedido para Alvarães, no Amazonas, o ministro Henrique Neves disse que entrou em contato com o governador do estado, ocasião em que foi informado da necessidade do envio das tropas federais. “Estão presentes todas as condições, portanto, pedido deferido”, afirmou.
A ministra Rosa Weber votou pela procedência da solicitação de envio de tropas para os municípios de Apuí, Tefé, Uarini, Carauari e Presidente Figueiredo, todos no Amazonas. Já a solicitação feita para São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, foi aprovada pela ministra Luciana Lóssio que “deferiu o pedido na linha da manifestação do órgão técnico – do TSE”.
* Com informações do TSE