Sergipe perde João Alves Filho, um grande homem público, que muito contribuiu para o desenvolvimento do estado. Saiba mais

Valadares destaca importância da Defensoria Pública

 

O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) ocupou a tribuna do Senado, na tarde desta terça-feira (19), para prestar uma homenagem à Defensoria Pública. Pesquisa realizada pelo Conselho Nacional do Ministério Público, entre março e maio deste ano, mostra que, para mais da metade (57%) dos mais de cinco mil entrevistados, a instituição foi considerada “muito importante” por seu trabalho na garantia da defesa dos direitos dos cidadãos. Os outros 43% consideraram a instituição “importante”, destacando em especial a proteção de crianças e jovens.

Para Valadares, a Defensoria Pública é, sem dúvida alguma, uma das mais importantes instituições da República e a cada ano o conhecimento e o respeito do cidadão pela sua atuação aumentam. “Tenho grande carinho pela instituição e orgulho de ter sido, em 2009, relator da Lei Complementar nº 132, que promoveu alterações profundas na Lei Orgânica da Defensoria Pública, fornecendo instrumentos para o exercício mais eficiente dessa instituição na defesa dos direitos dos grupos mais vulneráveis da sociedade”, lembrou.

O senador ressaltou que somente em Sergipe cerca de dois milhões de pessoas carecem de assistência jurídica gratuita e constituem os potenciais beneficiários dos serviços da Defensoria Pública. “É uma categoria que ainda enfrenta dificuldades. Mas, são corajosos e persistentes. E, por isso, transmito cumprimentos e meu testemunho de exaltação à tarefa de que se incumbem a instituição e os seus profissionais do Direito, tanto os da União como dos Estados”, disse.

Fonte: Ascom Parlamentar