ARACAJU/SE, 4 de outubro de 2024 , 0:10:43

logoajn1

Alerta: Sergipe tem 4.943 casos notificados de Aids

Segundo dados do Programa Estadual de IST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES), desde 1981 (quando foi diagnosticado o primeiro caso da doença no Estado) até agora, Sergipe tem 4.943 notificações de Aids e 1.399 óbitos. Aracaju é a cidade que mais lidera o número de registros: são 2.243 casos (2.203 adultos e 40 crianças). Já os demais municípios que entram nas estatísticas de casos notificados estão Nossa Senhora do Socorro (473), Itabaiana (235), Estância (195) e Lagarto (149).

 

Segundo o médico sanitarista Almir Santana, gerente do Programa Estadual, a negação pelo uso do preservativo ainda é o maior fator de risco. “Quanto mais cedo detectar a doença, mais rápido pode iniciar o tratamento e ter uma vida sem complicações. Em todo o mundo, a forma de transmissão entre os maiores de 13 anos de idade ainda é a sexual sem a camisinha. Em Sergipe, a faixa etária mais atingida é de 30 a 39 anos, sendo, na sua maioria, mulheres casadas”, explica Almir Santana.

 

Tabus

 

Para o médico, muitas pessoas podem ter a doença e não sabem por conta do receio de fazer o teste rápido. “O teste rápido é realizado por profissionais e é sigiloso. Caso o resultado dê positivo, a pessoa imediatamente encaminhada a uma Unidade Básica de Saúde ou um centro de referência para iniciar o tratamento. Com muito cuidado e acompanhamento correto, é possível ter uma vida tranquila. É preciso quebrar esses tabus”, destaca.

 

Avanços

 

A Secretaria de Estado da Saúde diz que realizando um grande trabalho de prevenção, informação sobre a Aids em todo o território sergipano. Dentre os avanços estão a redução da mortalidade pela Aids, fácil acesso aos preservativos, acesso gratuito aos medicamentos antirretrovirais, testes rápidos em todos os municípios de Sergipe, campanhas de prevenção criativas e específicas, ações de solidariedade dirigida às crianças soropositivas e expostas, descentralização de recursos financeiros para 19 municípios de Sergipe, apoio e repasse de materiais educativos para os municípios, capacitação de profissionais de saúde e educação, e muito mais. 

Você pode querer ler também