ARACAJU/SE, 24 de maio de 2024 , 7:26:25

logoajn1

Após 15 dias parado, máquina de radioterapia do João Alves volta a funcionar

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou nesta quinta-feira (24), que o acelerador linear do serviço de radioterapia do Centro de Oncologia do hospital João Alves voltou a funcionar em fase de testes. No último dia 10 de setembro, pela terceira vez em menos de um mês, o aparelho apresentou defeito, prejudicando o tratamento de aproximadamente 70 pessoas.

Segundo a SES, a máquina está funcionando inicialmente em dois turnos, enquanto são finalizados os ajustes no acelerador e na refrigeração. O aparelho de radioterapia poderá ainda sofrer ajustes e manutenção preventiva durante os próximos 30 dias.

Ainda conforme a SES, foi estabelecido pela direção do Centro de Oncologia que o retorno dos pacientes será de acordo com a determinação do corpo clínico, obedecendo única e exclusivamente os critérios e protocolos médicos.

O corpo clínico da Oncologia, finaliza a SES, está providenciando a relação de prioridade dos pacientes que irão retornar e a gerência da unidade fará contato.

Perseguição

A representante do Grupo “Mulheres de Peito”, Sheila Galba, que sofre de câncer e precisa do tratamento radioterápico, disse que só foi atendida para sessão de radioterapia depois que ela concedeu entrevista a uma emissora de TV local. Ela acusa a SES de perseguição, já que faz parte do movimento que critica os cotidianos problemas com o aparelho. 

Você pode querer ler também