ARACAJU/SE, 2 de dezembro de 2024 , 5:38:34

logoajn1

Campanha de vacinação contra Influenza começa dia 30

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está ultimando os preparativos para realizar a 18ª campanha de vacinação contra a Influenza. A campanha, que acontece de 30 de abril a 20 de maio, tem o objetivo de reduzir as complicações, mortalidades e o número de internações ocasionadas pelos três tipos de Influenza: H1N1, H3N2 e B. Na tarde de ontem (4), a Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou o primeiro caso de gripe H1N1 registrado este ano em Sergipe.

 

De acordo com a coordenadora do programa Estadual de Imunização de Sergipe, Sândala Teles, a vítima foi  um jovem de 21 anos que foi internado no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em Aracaju, com sintomas da doença no dia 15 de fevereiro. Depois de passar pelo tratamento, ele recebeu alta no dia 1º de março.

 

Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, a SMS informou que serão imunizados os grupos classificados como prioritários, ou seja, crianças de seis meses a menores de cinco anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), a população privada de liberdade e os trabalhadores do sistema prisional.

 

As crianças a partir de seis meses que nunca foram imunizadas contra a Influenza precisam receber duas doses da vacina, com intervalo de 30 dias entre elas. Aquelas crianças que foram vacinadas o ano passado, esse ano só recebe uma dose.  A vacina é segura e só não pode ser aplicada em pessoas que tenham alergia a ovo ou que estejam com febre no momento da imunização.

 

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunização de Aracaju, Débora Moura, a meta é vacinar 80% do público alvo. "No ano passado, apesar do término da vacinação ter sido adiado várias vezes, nós só conseguimos alcançar 77,83% do público alvo, que era de aproximadamente 124.000 pessoas. Este ano nós esperamos que população atenda ao nosso chamado e compareça a uma das 43 Unidades de Saúde da Família (USFs)  para receber a dose da vacina".

 

Ainda de acordo com a coordenadora, as doses que restaram da vacinação de 2015 estão disponíveis nas USFs até o dia 29 deste mês. "Os viajantes, principalmente aqueles que vão para São Paulo, podem procurar uma Unidade de Saúde para receber a dose da vacina. Vale ressaltar que, nesse caso, a vacina só protege contra o vírus H1N1, isso porque os outros dois vírus já circularam e essa vacina não tem efetividade para ele mais", explicou Débora.

 

O "Dia D" da Campanha de Vacinação contra a Influenza de 2016 vai acontecer no último dia deste mês, quando as USFs estarão abertas exclusivamente para a vacinação. É importante que todos apresentem o cartão de vacinação. As gestantes devem estar munidas do cartão da gestante, as puérperas precisam levar o comprovante de nascimento da criança e os doentes crônicos precisam apresentar a receita médica.

 

* Com informações da Ascom SMS

Você pode querer ler também