Pais e responsáveis terão um importante compromisso a cumprir com a saúde das crianças e adolescentes. A Campanha Nacional de Multivacinação iniciará nesta segunda-feira (19), e seguirá até o dia 30 de setembro. Em todo o país, o Dia D será celebrado no sábado, 24.
Como acontece anualmente, a Campanha é realizada com o objetivo de completar os esquemas de vacinação das crianças com idades de 0 a menores de cinco anos e jovens de 9 a menores de 15 anos. Em Sergipe, estima-se o funcionamento de 350 postos de vacinação, sendo 220 postos fixos e 130 postos volantes em todo o território.
“Serão disponibilizadas as vacinas BCG, Pentavalente, Rotavírus, Pólio VIP, Meningocócica C, Pneumo 10, Hepatite A, Antitetânica, Tríplice Viral, Varicela, Pólio oral, Hepatite B e HPV quadrivalente”, conta a gerente do Programa Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sândala Teles.
Importância
Neste ano, a Campanha ainda chama a atenção para a importância da vacinação contra o HPV. “É essencial que as meninas com idade entre 9 e 13 anos sejam levadas às unidade de saúde para que sejam vacinadas”, ressalta o médico Almir Santana, gerente do programa Estadual de IST/Aids da SES.
Ele explica que, nesta idade, a maioria das jovens ainda não possui vida sexual ativa e que a vacina estimula a produção de uma grande quantidade de anticorpos, aumentando a imunidade.“Como a vacina é quadrivalente, protege de quatro tipos de vírus, sendo dois ligados à ocorrência do câncer e dois às verrugas genitais”, destaca Almir.
Para que a atualização aconteça de forma adequada os pais e responsáveis deverão levar a Caderneta de Vacinação. Os profissionais vão avaliar o esquema vacinal e fazer a atualização de acordo com a necessidade de cada uma.