A partir da próxima segunda-feira (20), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) AD Infantojuvenil Vida, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), passa a funcionar em novo endereço, deixando a rua Dr. José Calumby, no bairro Suíssa, para funcionar na rua Frei Paulo, 344, no mesmo bairro. A inauguração está marcada para as 8h.
A mudança de endereço foi pensada pela Prefeitura Municipal (PMA) para garantir um melhor atendimento aos usuários. Além disso, o CAPs também passa da modalidade II para III, atendendo no regime de 24h. O local terá oito leitos disponíveis para os usuários que necessitarem de acolhimento noturno.
Segundo a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), Karina Cunha, as mudanças ocorrem com a proposta de melhorar a qualidade no serviço oferecido. “O novo ambiente é maior que o anterior e mais acolhedor, o que vai nos permitir oferecer mais serviços. Além de estendermos o atendimento para as 24h, também ofereceremos no local a prática de esportes e diversas outras atividades que contribuam no acompanhamento. Como esse CAPs é destinado a crianças e adolescentes até 21 anos de idade, essas estratégias são ainda mais importantes”, destacou.
Ainda segundo Karina, hoje, o CAPs AD Infantojuvenil Vida atende cerca de 150 usuários diretamente, podendo dobrar essa capacidade. “O nosso trabalho não é restrito apenas à sede do CAPs, trabalhamos na busca ativa, visitas domiciliares e uma série de outras atividades no território, o que aumenta esse número de usuários atendidos. Temos uma demanda sempre crescente, e por se tratar de crianças e adolescentes, precisamos estar inicialmente no território gerando um vínculo para que possam identificar o CAPs como uma referência nos serviços que eles tenham necessidade”, pontuou.
A reforma e a adequação do prédio custou R$177.503,16 pagos com recursos do Ministério da Saúde e SMS.
Fonte: Ascom SMS