ARACAJU/SE, 18 de julho de 2024 , 7:50:54

logoajn1

Cirurgia recebe força tarefa contra o Aedes Aegypti

Dando continuidade à força tarefa, um trabalho constante realizado pelo Programa Municipal de Controle do Aedes Aegypti, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), agentes de Endemias e Comunitários de Saúde vão atuar neste sábado (6) no bairro Cirurgia, em Aracaju. Contando com o apoio de voluntários de Cruz Vermelha – filial Sergipe –, a estimativa é visitar cerca de 2,5 mil imóveis da localidade.

 

As equipes se concentrarão, a partir das 7h30, na Unidade de Saúde da Família (USF) Oswaldo de Souza, de onde seguirão para intensificar o trabalho de eliminação dos focos do Aedes aegypti. Os agentes também estarão orientando à comunidade, de como manter livre a sua casa do mosquito, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. 

 

Os mutirões são organizados a partir dos resultados do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado a cada dois meses. Eles reforçam aos sábados, o combate que é feito diariamente pelos agentes em toda a cidade, nos pontos aonde o índice de infestação foram mais altos ou registraram um maior número de pessoas adoecidas. No bairro Cirurgia, dos focos identificados, 80% foram em depósitos móveis (baldes) e 20% em ralos, ocasionalmente devido à época das fortes chuvas.

 

A coordenadora do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti, Taíse Cavalcante, diz que o programa tem sido de bastante importância no combate ao mosquito. E espera que a cada ação que acontece todos os sábados, a conscientização da população ajude a diminuir significativamente os índices do mosquito.

 

Fonte: Ascom SMS

Você pode querer ler também