Da redação, AJN1
Após cinco dias de suspensão no atendimento, a direção do Hospital de Cirurgia decidiu voltar a admitir novos pacientes para procedimentos cirúrgicos nesta segunda-feira (26).
A decisão foi tomada após a realização, por parte da Prefeitura de Aracaju, do pagamento das verbas federais relativas a serviços prestados ao Sistema Único de Saúde, o SUS, durante o último mês de novembro. As novas admissões contemplam tanto os pacientes de urgência e emergência quanto os eletivos.
Os atendimentos haviam sido suspensos desde a última quinta-feira, devido à falta de pagamentos por parte da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde, o que prejudicou a aquisição de medicamentos e materiais e, consequentemente, a assistência aos usuários dos serviços de Saúde.
Na semana passada, quando houve a interrupção no atendimento, o Cirurgia informou, através de nota em uma rede social, que a Prefeitura tinha um débito de R$ 6,7 milhões, sendo que parte deles estão em atraso desde o mês de setembro e se referem a serviços prestados no mês de agosto.
A direção da unidade hospitalar não revelou o valor total que foi pago e que permitiu a liberação dos serviços.