ARACAJU/SE, 25 de junho de 2024 , 3:40:31

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Cuidados com a alimentação evitam ganho de peso

 

Jornal Correio de Sergipe

Stress, sedentarismo e má alimentação são ingredientes certos para uma série de doenças. Além da prática de exercícios, é de fundamental importância os cuidados com a alimentação e é aí que entra a reeducação alimentar. Um dos vilões é o açúcar, que deve ser ingerido na quantidade correta.

De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde, quase 60% dos brasileiros estão acima do peso.  Na avaliação do tamanho da cintura, 37,7% dos brasileiros estão com a circunferência aumentada, o que aumenta os riscos de doenças cardiovasculares e diabetes. Maus hábitos alimentares e elevado consumo de açúcar desencadeiam problemas de sobrepeso e obesidade.

O jornal Correio de Sergipe foi ouvir a da Dra. Rosana Perim Costa sobre os benefícios de uma alimentação saudável atrelada a Garcinia Cambogia, um extrato seco que auxilia no tratamento de excesso de peso, sendo ideal para pessoas com sobrepeso que precisem reduzir gordura abdominal de forma saudável, sem uso de produtos químicos, melhorando a qualidade de vida.

 | Dra. Rosana Perim

1- Garcinia Cambogia: O que é, benefícios, como funciona, como usar, riscos, diferencial, onde encontrar? 
Há várias combinações de fármacos que têm ação no sistema nervoso central. Resultados de pesquisas recentes demonstram que o ácido hidroxítrico (HCA), extraído da casca da fruta cítrica Garcinia Cambogia, quando administrado antes das refeições pode levar a uma perda de peso em indivíduos obesos, reduzindo significativamente a ingestão de alimentos por meio do aumento da saciedade.

 2- O que é uma dieta saudável e quais os benefícios.

O conceito de uma alimentação saudável inclui na dieta os nutrientes importantes, para o funcionamento do corpo e fornecimento de energia, como os carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.

A alimentação deve ser equilibrada, completa e variada, evitando carências vitamínicas e outros nutrientes, que possam levar à desnutrição ou aparecimento de algumas doenças. Sempre que possível inclua na alimentação, verduras, legumes, frutas e cereais e modere o consumo de sal, gordura, açúcar e alimentos ultraprocessados.

 3- Como acelerar o metabolismo? 
O metabolismo se refere à quantidade de calorias que o organismo gasta para desempenhar suas funções, como respirar, bombear sangue e praticar atividade física.

Para acelerar o metabolismo, algumas dicas: tomar água com frequência, incluir condimentos como: pimenta, gengibre, consumir mais alimentos ricos em proteína, tomar café da manhã, fracionar alimentação ao longo do dia, praticar musculação ou treinos intervalados, controlar estresse e dormir bem.

 4-Há opções saudáveis para substituir o carboidrato simples (doces)?

Sim, prefira os carboidratos integrais, pois a absorção é mais lenta, não elevando a glicemia tão rapidamente. Prefira arroz integral, biscoitos e pães integrais, bolos com farinha integral, batata doce, massas integrais, quinoa, aveia, milho, linhaça, barra cereal e cookies integrais.

 5- Sobrepeso e obesidade: sofrimento da população mundial e brasileira. A população realmente está ficando mais obesa? A que atribui?
A obesidade representa o problema nutricional de maior crescimento na população observado nos últimos anos, sendo considerada uma epidemia mundial, presente nos países desenvolvidos e também naqueles em desenvolvimento e no Brasil mais da metade da população está com sobrepeso. A obesidade já atinge 20% nos adultos.

O crescimento econômico, a urbanização e a mudança nos padrões de consumo são alguns aspectos para esse aumento do sobrepeso. Muitas pessoas têm deixado de consumir alimentos naturais, ricos em nutrientes importantes para saúde e aumentando a ingestão de alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar, sal e gorduras e de baixa qualidade nutricional.

6- Importância de a reeducação alimentar?

Dietas muito restritivas e rígidas não são sustentáveis, embora possam ser usadas por um período limitado de tempo. Um programa alimentar individual e flexível, com foco em reeducação, geralmente obtém mais sucesso, devendo considerar, além da quantidade de calorias, as preferências alimentares, condições sócio-econômicas, estilo de vida e requerimento energético para manutenção da saúde.

O conceito de uma alimentação saudável inclui na dieta os nutrientes importantes para o funcionamento do corpo e fornecimento de energia.

Entre esses, destacam-se os carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Para o alcance desses nutrientes necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões.


7- Existe uma receita para resistir as tentações?

 O segredo está em comer nas quantidades e horas certas para não exagerar ou passar fome. Até conseguimos manter uma dieta equilibrada em casa, mas ao sair muitas vezes não conseguimos evitar as guloseimas de todos os tipos. A solução? Coma algo saudável antes de sair de casa. Ou, se você passa o dia inteiro fora, mantenha sempre um lanche saudável por perto, como frutas naturais, biscoito integral, frutas secas ( amêndoas, nozes, castanhas), barra de cereal que vão ajudar a saciar a fome fora de hora.  Outra dica importante é não ficar muito tempo sem se alimentar.

Já em casa, evite comprar os alimentos tentadores como: chocolates, doces, salgadinhos.

Aprenda a conhecer seus desejos quando eles chegam, para negociar com eles.

 8-Por que algumas pessoas parecem necessitar de doces?

Certamente você conhece alguém que sente uma grande necessidade de comer doce pelo menos uma vez por dia, depois do almoço, no final da tarde, antes de dormir ou até no meio da madrugada. Nesses casos, esse ‘desespero’ pode ser um dos sintomas da resistência à insulina ou da carência de determinadas vitaminas e minerais.

 Aquele desejo incontrolável que costuma aparecer todos os dias no do final da tarde é muitas vezes causada pela queda da serotonina, um neurotransmissor ligado à sensação de bem estar e de saciedade, que com a proximidade da noite, começa a se transformar em melatonina, que nos fará dormir.

Mas há pessoas que sentem necessidade de comer doces o dia inteiro, mesmo que seja em quantidades pequenas.  Isso pode ser efeito do desequilíbrio da nossa saúde intestinal, com predomínio de más bactérias e fungos que se alimentam de açúcar e, em alta quantidade, podem causar hipoglicemia.

 9-Tem idade certa para adotar uma dieta saudável? Qual a importância desta nas diferentes fases da vida

A nossa alimentação muda conforme a idade avança. Cada fase da nossa vida precisa ser acompanhada de uma alimentação adequada, afinal, somos reflexos daquilo que comemos!

Ao longo dos anos, a necessidade de certos nutrientes faz dos hábitos alimentares uma fonte essencial para a qualidade de vida e bem-estar, não importando a sua faixa etária.

Não há, na verdade, nenhum alimento que deva ser consumido em maior quantidade, porém existe a necessidade de manter uma dieta equilibrada e variada para garantir a ingestão adequada de todos os nutrientes (proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, sais minerais e fibras).

Portanto, a alimentação saudável deve acompanhar cada etapa da vida e ser ajustada para a necessidade individual de cada um, a fim de fornecer os nutrientes necessários e importantes para a saúde e qualidade e vida.

10- Contribuição para redução da gordura abdominal?

Emagrecer é a única maneira eficiente de fazer sumir a barriguinha. Para se ter ideia, diminuindo 10% do peso corporal, quase 30% da gordura abdominal vai embora.

Exercício físico e alimentação balanceada são considerados terapias de primeira escolha levando à redução expressiva da circunferência abdominal e da gordura visceral.

11- Produto fitoterápico aumenta a saciedade?

Algumas plantas atuam na queima do excesso de gordura. De acordo com as substâncias presentes em determinado fitoterápico, são muitos os princípios ativos utilizados para ajudar no processo de emagrecimento e conforme a composição serve como redutor de apetite na medida em que oferece mais saciedade, devido à presença principalmente das fibras, que promovem esse efeito. Um ótimo exemplo, é  a Garcinia que comentei na primeira questão.

 

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