O coordenador do Núcleo de Defesa dos Direitos da Saúde da Defensoria Pública de Sergipe, Saulo Lamartine, informou na manhã desta terça-feira (7), na Assembleia Legislativa (Alese), que 40% dos atendimentos realizados na Defensoria são relacionados a pessoas com problemas na área da saúde. Saulo defende a criação da Câmara de Resolução de Litígios da Saúde.
“A Defensoria é a grande precursora desse projeto que é o Construindo o SUS com a Defensoria, que vem viabilizar a resolução administrativa de conflitos da Saúde, a economia para o Estado e maior celeridade na resolução das questões de saúde, aperfeiçoando o sistema mais eficaz e efetivo”, ressalta o defensor público.
De acordo com ele, a demanda é alta. “Temos uma média de atendimento diário de 40 pessoas e em regra os casos são quase todos tendentes à judicialização, por isso a importância da Câmara de Resolução de Litígios, pois ela identifica os fatores que podem ser resolvidos administrativamente e a equipe técnica vai viabilizar essa resolução administrativa, assim como já acontece em outros estados como o Rio de Janeiro”, completa.
* Com informações da Agência de Notícias Alese