Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti acontece nesta sexta, 26

Da redação, AJN1

Nesta sexta-feira (23), Sergipe estará mobilizado para o Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti, mosquito que transmite a Dengue, Zica e Chinkungunya. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), cada um dos 75 municípios programará sua estratégia para a realização de ações educativas e de prevenção às arboviroses.

Segundo a gerente do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá, existe um trabalho de mobilização e intensificação do combate ao Aedes aegypti desde setembro, quando a SES passou a operar com os carros fumacês nos territórios que sinalizavam risco de surto de arboviroses.

“Estes municípios foram atendidos com a nossa maior tarefa, que é a oferta do carro fumacê para o controle do vetor em sua fase adulta. Então, de setembro para cá trabalhamos em mais de 30 municípios, com prioridade para a capital pela sua dimensão geográfica e populacional, onde trabalhamos cerca de 20 bairros”, observou a gerente do Núcleo de Endemias, informando que entre este fim de novembro e início de dezembro, o carro fumacê irá atuar em Lagarto, Malhada dos Bois, Itaporanga, Nossa Senhora do Socorro e nos bairros Industrial, Porto D’anta, Bugio, Coqueiral e Getúlio Vargas, em Aracaju.

Boletim

De acordo com o boletim divulgado no último dia 12 pela SES, no período epidemiológico que vai de 3 de janeiro a 6 de novembro de 2021, (1ª a 44ª Semanas Epidemiológicas), 595 pessoas apresentaram exame positivo para dengue, outras 2.535 tiveram Chikungunya e 277 Zika. Em 2020, foram 1.759 confirmações de Dengue, 3.569 de Chikungunya e 159 de Zika, isto é, reduções de 66,1% de Dengue, 28,9% de Chikungunya e aumento de 8,1% de Zika, respectivamente.