ARACAJU/SE, 18 de julho de 2024 , 8:22:07

logoajn1

Equipamento de radioterapia do hospital João Alves volta a funcionar

AJN1

 

Pacientes do Centro de Oncologia do Hospital João Alves Filho reclamam que o equipamento de radioterapia parou de funcionar na quinta-feira (13) da semana passada e, no sábado (15), voltou a apresentar defeito. Para a situação ficar ainda pior, só existe esse equipamento de radioterapia no hospital, que, quando está funcionando, atende uma média de 70 pacientes.

A superintendente do hospital João Alves, Lícia Diniz, informou nesta segunda-feira (17), que os reparos na máquina já foram realizados e que ainda hoje à tarde os tratamentos serão retomados. “Temos oitenta e dois pacientes na fila, vinte já preparados para entrar na máquina, e trinta e dois pacientes em formação, ou seja, já estão sendo planejados para entrar na máquina”.

 

Novo aparelho

Segundo Lícia, o aparelho de radioterapia não está quebrado, mas, sim, a máquina que resfria a sala. “São mais de 1200ºC dentro do aparelho de radioterapia, então ele tem que ser mantido dentro de um ambiente muito refrigerado. Na quinta-feira o que quebrou foi uma bomba que o refrigera, já no sábado foi um relé, outro aparelho de funções automáticas. Então, a cada hora é uma coisa diferente que acontece, porque é um aparelho muito delicado”, explicou ela, ao afirmar que o aparelho radioterápico, que custa R$350 mil, já tem cinco anos de uso e está precisando ser trocado. “Vai ser comprado com verbas do Proinveste”, anunciou.

 

Ela informou ainda que na sexta-feira (14) passada foi feito um pregão para a compra de um novo aparelho de radioterapia, o acelerador linear. "Técnicos do Ministério da Saúde vieram fazer a vistoria no lugar onde será instalado o aparelho e a gente espera que dentro de oito meses tenhamos dois aparelhos de radioterapia no hospital".

 

 

Foto: Lindivaldo Ribeiro/CS

 

 

 

 

Você pode querer ler também