ARACAJU/SE, 5 de dezembro de 2024 , 1:53:21

logoajn1

FHS define esquema da rede hospitalar para o Carnaval

Da Ascom, FHS

 

A rede hospitalar está preparada para garantir assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) durante o feriado de Carnaval, através do trabalho feito em conjunto pelos seis Hospitais Regionais (Estância, Propriá, Nossa Senhora da Glória, Lagarto, Itabaiana e Nossa Senhora do Socorro), as duas Unidades de Pronto Atendimento (Boquim e Tobias Barreto), o Hospital de Neópolis, além das duas maternidades (Nossa Senhora de Lourdes e unidade de Capela).

 

De acordo com informações da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), o Complexo Regulatório do Estado de Sergipe ampliará o monitoramento de toda a Rede, garantindo que as unidades atuem em regime total de parceria. “Montamos um painel dinâmico, onde poderemos acompanhar em tempo real com estão as portas de entrada, a lotação e os eixos críticos e não críticos de cada uma delas”, explica a diretora operacional, Márcia Guimarães.

 

Haverá, ainda, a publicação do status dos hospitais, maternidades e Unidades de Pronto Atendimento, em horários já pré-definidos. “Cada equipamento de saúde será responsável por atualizar essas informações, com a quantidade de médicos por especialidade que está disponível naquele momento, capacidade operativa, como está o local em termos de saturação, entre outros detalhes que nos permitirão ter o controle da situação”, ressalta a gestora.

 

Márcia Guimarães lembra que a estratégia montada também dará suporte ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), facilitando a logística na hora de fazer a gestão da assistência ao paciente, tanto no trabalho pré-hospitalar, quanto na remoção do usuário de uma unidade onde a necessidade dele já está esgotada, para outra de maior complexidade.

 

“O Samu 192 Sergipe terá como visualizar como a rede estará, redirecionando o paciente com a certeza de que a assistência necessária será oferecida”, complementa.

 

Experiência aprovada

 

A Operação Carnaval terá a mesma estrutura adota no final do ano. Segundo a diretora operacional da FHS, foi feita uma reunião de avaliação para detectar os pontos de fragilidade e otimizar o serviço, melhorando o monitoramento da rede.

 

“As experiências no Natal e Ano Novo geraram bons resultados e, agora, voltaremos com esse planejamento. A proposta é que em todos os feriados prolongados ou festas em que haja um grande fluxo de pessoas, a Rede adote essa estratégia”, informa.

 

Entre as maiores preocupações da equipe está a lotação do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). Para que isso não aconteça, os equipamentos de saúde envolvidos no planejamento da FHS vão atuar de maneira a somente conduzir pacientes à unidade da capital se ele realmente necessitar de assistência de alta complexidade, que é a referência do Huse.

 

“Peço a ajuda da população no sentido de não procurar o Huse como primeira escolha. A orientação é que os moradores de Aracaju procurem os hospitais municipais da zona Norte e zona Sul, que deverão estar adequados para realizar o atendimento. Já moradores do interior devem procurar os hospitais regionais. Agindo dessa forma, eles estarão descentralizando a assistência e dando fluência ao serviço, contribuindo pra melhorar do sistema”, solicita Márcia Guimarães.

Você pode querer ler também