ARACAJU/SE, 19 de maio de 2024 , 2:36:57

logoajn1

Fumacê passa por três bairros nesta segunda-feira,31

 

O carro fumacê visitará três bairros de Aracaju nesta segunda-feira(31) aplicando inseticidas:Santo Antônio, Farolândia Inácio Barbosa serão alvo da ação que é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e visa combater o  Aedes aegypti,mosquito transmissor da dengue, febre Chikungunya e Zika. 

 

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Combate a Dengue, Taíse Cavalcante, os locais onde o fumcê passa é escolhido através dos dados do Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa).

 

"Com estes três bairros atingiremos 18 localidades que recebem a aplicação do fumacê. As solicitações são feitas tomando como referência os indicadores de notificações e o Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti ", explicou .

 

 Ainda segundo Taíse, o mais importante é a eliminação dos focos, e para isso, é necessário a ajuda da população.

 

"Não adianta os agentes de endemias irem às casas orientar como se prevenir do mosquito e colocarmos carro fumacê nos bairros se a população não fizer a sua parte. É necessário ficar alerta aos focos do mosquito, principalmente nesse período de chuva. Tem que virar um ritual do dono da casa, observando possíveis lugares que possam acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos, lixeiras, entre outros", salientou.

 

* com informações da AAN

 

Foto: Ana Lícia Menezes

Você pode querer ler também