Da redaçao do AJN1, com informações da SMS
A crise alérgica de intoxicação por caranguejo, sofrida pelo adolescente Ruan Santos, 17, poderia ter um fim trágico não fosse o socorro rápido que ele encontrou na Unidade de Saúde da Família (USF) Celso Daniel, no bairro Santa Maria, em Aracaju. A unidade é uma das dez em funcionamento com horário estendido até as 20 horas. O adolescente foi atendido pelo médico Breno Garcia e pela auxiliar de enfermagem Rosa Cristina Sandres, sendo levado ao balão de oxigênio e recebendo medicações para estabilizá-lo.
O fato aconteceu na noite da última quinta-feira (14). Segundo Breno Garcia, o socorro rápido foi fundamental para o salvamento. “Nos deparamos com o adolescente em evolução inicial de um edema de glote – que é o fechamento da garganta – e fizemos todos o procedimentos para evitar que esse quadro clínico progredisse. "Encontrar a unidade aberta, em período noturno, e uma equipe que agiu rapidamente fez toda a diferença”, afirmou.
Para a auxiliar de enfermagem Rosa Cristina Sandres, após o atendimento, ver o adolescente sair da unidade já andando e com a crise alérgica em processo de regressão foi gratificante. “É para isso que estamos inseridos na comunidade, para acolher e cuidar da população que necessita de atendimento médico. Um caso como esse que atendemos nos dá a sensação de dever cumprido”.
Depois do susto, Ruan Santos e a mãe, Maristela dos Santos, estão tranquilos. “Só posso agradecer pelo que fizeram com meu filho. Se não fosse o atendimento rápido, talvez estivéssemos velando o corpo dele hoje", destacou.