O Ipesaúde atingiu a marca de 107.309 atendimentos em todo estado nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano. O número corresponde a marcação de exames e consultas nas redes próprias e credenciadas e nas unidades especializadas, como os Centros de Promoção a Saúde Luciano Barreto Júnior e o de Reabilitação Maria Virgínia Leite Franco. Só neste mês foram quase 15 mil consultas e exames marcados na central de atendimento.
“A maior parte da assistência acontece na central de atendimento, totalizando em torno de 60% dessa estatística. Antes da implantação de nossa política de descentralização, esse número chegava a quase 100%. Estamos nos esforçando para descentralizar cada vez mais o atendimento através dos serviços próprios e dos recadastramentos das clínicas, pois metade de nossos beneficiários são do interior do estado”, explica o diretor presidente Christian Oliveira.
Palestras
Dentro dessas ações, o Ipesaúde está realizando, desde o último dia 31, o Circuito de Palestras sobre a Saúde da Mulher nas unidades regionais do Instituto. “Fizemos o encontro de Itabaiana, onde, além da palestra, apresentamos todos os exames e consultas disponíveis através da rede credenciada. Em Lagarto, faremos o mesmo no final do mês”, explicou Christian.
Como unidade polo, Lagarto atende aos municípios de Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas, Salgado, Tobias Barreto e Boquim, oferecendo as especialidades médicas de Enfermagem e Fisioterapia, além dos procedimentos de marcação de exames eletivos, emissão de guias para procedimentos diversos, atualização cadastral, renovação de carteirinhas e demais serviços em sincronia com a rede Ipesaúde.
“Isso acontece também através do convênio firmado com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), no qual os melhores médicos do estado, que são professores do campus da Saúde da região, estão disponíveis nas especialidades de Cardiologia, Endocrinologia, Clínica Médica, Ginecologia, Pediatria”, detalha o diretor presidente. A unidade de Lagarto está situada na avenida Contorno, 946.
Nova Central
A partir do mês de junho deste ano, com previsão de seis meses, será construída no Ipesaúde a nova central de atendimento, com entrada independente pela rua Campos. Atualmente o acesso se dá por dentro da sede com saída pela rua Duque de Caxias. “O objetivo é ampliar o atendimento e humanizar o setor. A atual central tem 300 m² e a nova terá 400 m², 20 guichês e 145 lugares para espera com uma estrutura bastante moderna, nos padrões das grandes clínicas do país”, informa a arquiteta responsável pela obra, Fabrícia Maia. O investimento na obra ultrapassa os R$ 500.000 em recursos próprios do Ipesaúde.
Fonte: ASN