ARACAJU/SE, 13 de abril de 2024 , 18:44:12

logoajn1

Liberada, vacina contra a dengue chega esta semana nas clínicas da capital

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que a primeira vacina contra a dengue aprovada no Brasil, denominada de Dengvaxia, produzida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur, deve começar a chegar em Aracaju ainda esta semana. Liberada desde o último dia 25 de julho, várias clinicas da capital já estão na fila para realizar a compra das doses.

 

A vacina está indicada para pessoas entre 9 e 45 anos de idade. Fora desta faixa etária os estudos demonstraram que sua eficiência é baixa, por isso não é indicada.

 

É necessário tomar três doses da vacina com intervalo de seis meses entre cada dose para conseguir proteção total. Mas após a primeira dose os especialistas dizem que já se consegue um pouco de proteção contra a doença.

 

Cara

 

O governo brasileiro ainda está discutindo o custo e o benefício de incluir a vacina no calendário nacional de imunização. A decisão de uma vacinação em massa e de graça esbarra no preço. A vacina é cara, custa em torno de R$130 a dose.

 

Combate

 

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina da dengue não protege contra o zika vírus e a chicungunya, por isso é preciso continuar combatendo o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e febre chicungunya.

 

Você pode querer ler também