ARACAJU/SE, 15 de março de 2025 , 7:42:54

Máquina de radioterapia do HC volta a funcionar após paliativo

Da redação, AJN1

 

A máquina de radioterapia do Hospital de Cirurgia, quebrada há mais de 30 dias, voltou a funcionar ontem (2) à noite após conserto paliativo. Com isso, os mais de 65 pacientes que fazem o tratamento oncológico começaram a ser chamados para dar continuidade ao procedimento.

 

De acordo com o diretor-presidente do Cirurgia, Gilberto Santos, por ser uma situação de urgência, o hospital aceitou o paliativo proposto pelos Correios na audiência realizada na última sexta-feira (29), quando ficou acertado que um técnico averiguaria a máquina.

 

“Na última sexta-feira pela manhã, houve um contato com o engenheiro Roberto Gusmão, que mora em Minas Gerais, e ele orientou, nesse momento, a fazer um conserto paliativo no cabo do Colimador. Nós imediatamente avisamos a Justiça Federal sobre a solução paliativa. O Hospital Cirurgia e os Correios firmaram um acordo para custear a vinda desse engenheiro para Aracaju. Ele trabalhou aqui no sábado e no domingo e na segunda-feira ele liberou a máquina, mas ainda estamos aguardando o cabo do colimador. Os atendimentos aos pacientes já foram retomados desde ontem à noite. Hoje pela manhã os trabalhos transcorrem normalmente. Enquanto isso, nós estamos providenciando a importação de uma nova peça para o conserto definitivo”, explica Gilberto.

 

A peça em questão está sendo comprada pelo setor de compras da Diretoria Regional dos Correios em Sergipe, que já identificou uma peça disponível em Orlando (Flórida), Estados Unidos. O fornecedor, inclusive, já foi contatado, e todas as informações estão sendo repassadas para que o hospital providencie a compra.

 

Entenda o caso

 

A peça, conjunto de movimento do colimador, foi enviada, via Sedex, de Belo Horizonte (MG) para Aracaju há cerca de um mês, mas foi extraviada.

 

No dia 26 do mês passado, a Justiça determinou um prazo de 24h para que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos providenciasse a entrega de peça da máquina.

 

Para solucionar o caso, o Hospital de Cirurgia teve que entrar com uma ação na Justiça Federal contra os Correios. A Justiça, prontamente, concedeu liminar dando um prazo de 24h para que os Correios encontrem a peça ou comprem uma igual.

 

Até o Departamento de Crimes Fazendários da Polícia Federal (PF) em Sergipe teve que intervir no caso e já abriu inquérito pelo crime de furto no último dia 26.

Você pode querer ler também