ARACAJU/SE, 24 de maio de 2024 , 6:48:20

logoajn1

Novo acelerador linear do hospital João Alves vai funcionar em 10 meses

O aparelho de radioterapia do hospital governador João Alves Filho ainda permanece quebrado. Esta é a terceira vez, em menos de um mês, que o aparelho deixa de funcionar.

 

A assessoria de comunicação do hospital afirmou que a tubulação do acelerador linear do aparelho apresentou defeito e um técnico foi acionado para fazer o reparo. Mas a nova peça deve chegar em 15 longos dias, porque vem da Alemanha. E os pacientes, que não podem esperar, ficam angustiados.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que o Ministério da Saúde deve iniciar o processo de instalação de um novo acelerador linear, em 60 dias, com previsão de conclusão para 10 meses. 

“Até lá, vamos insistir em fazer os reparos preventivos e corretivos na máquina atual, que vem apresentando problemas. Já abrimos um canal de diálogo com entidades que agrupam pacientes oncológicos que precisam fazer radioterapia 3D para buscar o TFD, com objetivo de reduzir a fila e colocá-los no protocolo de 60 dias, como preconiza o Ministério. O importante é manter a assistência e estamos trabalhando para isso", destacou o secretário de Estado da Saúde, José Sobral.

 

Foto: Lindivaldo Ribeiro/CS

Você pode querer ler também