Quase 1,9 milhão de pessoas em Sergipe não têm plano de saúde

Da redação, AJN1

Os dados da Pnad Covid-9, divulgados na semana passada pelo IBGE, mostram que, dos cerca de 2,318 milhões de pessoas residentes em
Sergipe, apenas 416 mil tinham plano de saúde em junho. No mês de maio eram 442 mil pessoas. Isto significa que cerca de 1,900 milhão de pessoas (82% da população) não possuía plano.

A pesquisa também permite fazer um recorte levando em consideração a presença de pelo menos um morador idoso no domicílio. Nesse caso, em Sergipe, em cerca de 204 mil (27,2%) de um total de 750 mil domicílios, havia pelo menos uma pessoa idosa. De 750 mil domicílios, em 18 mil havia pelo menos um morador com algum sintoma conjugado. Em maio eram 12 mil domicílios nessas condições.

Em relação aos idosos, que são as pessoas mais vulneráveis a sofrer complicações decorrentes da Covid-19, distribuídos em 204 mil domicílios, em 3 mil deles havia pelo menos um morador com sintoma conjugado. Esse número apresentou estabilidade em relação ao mês de maio. Já os domicílios com pessoas com sintomas conjugados, sem nenhum idoso como morador (546 mil), em maio eram 9 mil e em junho, 15 mil domicílios.

Das 25 mil pessoas que referenciaram os sintomas conjugados referenciados estavam distribuídas em 18 mil desses 750 mil domicílios. Em 3 mil desses 18 mil domicílios com pelo menos um morador com sintomas
conjugados, havia pelo menos um idoso, que poderia ser ou não a pessoa com os sintomas referenciados.