ARACAJU/SE, 20 de abril de 2024 , 6:59:48

logoajn1

Samu capacita profissionais para o atendimento de queimados

Com a chegada do período junino, em que ocorre um aumento nos atendimentos de vítimas de queimaduras, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou uma capacitação com os profissionais de enfermagem, médicos, condutores e motossocorristas. A ação teve como objetivo melhorar a qualidade e dar mais agilidade no atendimento às vítimas deste tipo de ocorrência.

 

A capacitação foi coordenada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP/SAMU) em parceria com o médico Felipe Brasileiro, que atua na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

 

“A proposta foi qualificar o atendimento pré-hospitalar do paciente vítima de queimadura e fazer com que os profissionais do Samu passem mais explicações sobre o quadro clínico do paciente como forma de assegurar, também, a assistência no ambiente intra-hospitalar”, ressaltou o médico.

 

Entre os temas abordados durante capacitação estiveram: os diferentes graus das lesões por queimaduras, dinâmica dos atendimentos dos pacientes vítimas de queimaduras, atendimento pré-hospitalar entre outros assuntos.

 

Educação permanente

 

De acordo com o coordenador do NEP/Samu, Ronei Barbosa, os cursos de capacitação para os profissionais do serviço acontecem durante todo o ano. “Os temas das capacitações dos profissionais do Samu 192 Sergipe conciliar com os meses da patologia associada, a exemplo desta capacitação que é alusiva ao período junino”, destaca.

 

Para o técnico em enfermagem do Samu, Adriano Guerreiro, o curso de queimaduras foi muito proveitoso. “Em junho, observamos o aumento do número de atendimentos principalmente por fogos. Durante a capacitação, o facilitador destacou as outros tipo de queimaduras a exemplo de: água quente, incêndio entre outros. E que em todos eles, a hidratação do paciente é fundamental para o paciente”, declarou.

 

* Com informações da Ascom SES

 

Você pode querer ler também