ARACAJU/SE, 22 de abril de 2024 , 17:24:53

logoajn1

Samu e GTA prestam socorro a vítima de acidente no trânsito

Fruto de uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Fundação Hospitalar da Saúde (FHS) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio do Grupamento Tático Aéreo (GTA), as remoções aeromédica garantem mais dinamismo e eficácia ao tempo resposta nos transportes e atendimentos pré-hospitalares.

 

Ontem (6), essa parceria ajudou a salvar mais uma vida, dando suporte a uma paciente de 73 anos, que foi vítima de uma queda de moto ocorrida no município de Monte Alegre. “Os primeiros atendimentos foram feitos ainda na cidade. O plantonista do hospital local, assim que o paciente deu entrada na unidade, prestou a assistência inicial e solicitou o nosso apoio para a remoção para o Huse, por se tratar de uma vítima com traumatismo craniano grave, que chegou inconsciente e tinha uma suspeita de fratura de base de crânio", explica a superintendente do Samu 192 Sergipe, Glícia Ramos.

 

Para o atendimento, o serviço aeromédico foi acionado por volta das 13h. “Com o agravamento do quadro clínico, o paciente precisava ser transportado para a capital no menor intervalo de tempo possível. O transporte aeromédico garantiu a segurança, rapidez e qualidade no atendimento”, ressaltou a superintendente.

 

Ainda de acordo com a gestora, o paciente recebeu o devido acompanhamento de uma equipe formada por médico e enfermeiro do Samu 192 Sergipe, que se deslocou até o município de Monte Alegre para a realização da operação aeromédica. Na equipe também estavam um piloto, co-piloto e tripulante do GTA.

 

“Ao pousar em Aracaju, o paicente recebeu os cuidados de uma equipe assistencial do Samu, que o aguardava numa Unidade de Suporte Avançado (USA) e o conduziu até o Hospital de Urgências de Sergipe", revelou Glícia Ramos. O paciente segue sendo assistido na área vermelha do Huse. O quadro clínico dele é considerado estável e apresenta traumatismo craniano encefálico (TCE).

 

Fonte: Ascom SES

Você pode querer ler também