ARACAJU/SE, 18 de maio de 2024 , 3:25:31

logoajn1

Secretaria de Estado da Saúde confirma 17 casos de meningite em Sergipe somente este ano

Um aluno do 1º ano do Colégio Estadual Atheneu Sergipense foi diagnosticado com meningite. Ele encontra-se na UTI do Hospital João Alves Filho para observação e tratamento. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Vigilância Epidemiológica.

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria, o estudante, que é morador do município de Barra dos Coqueiros, passa por uma série de avaliações e está sendo acompanhado pela equipe médica.

Há também a preocupação de transmissão. Segundo a SES, a Secretaria da Saúde de Aracaju fez o mapeamento e busca de pessoas, do convívio do jovem na escola, para fazer um trabalho de bloqueio e de quimioprofilaxia, desenvolvendo ações educativas sobre a doença.

 

A Secretaria da Saúde de Barra dos Coqueiros, onde reside o jovem, também está fazendo a sua parte com o mapeamento familiar, residencial e com pessoas dos contatos íntimos do jovem com medicamento já liberado pela Secretaria de Estado da Saúde.

 

Seed

 

A Secretaria de Estado da Educação informou que o caso ocorreu de sexta-feira (21), para sábado (22), sendo que o aluno não estava no ambiente escolar, e que, apesar disso, a direção do Atheneu está acompanhando o caso de perto, com a Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária. As aulas no Atheneu estão acontecendo normalmente. 

Casos

Em 2015, conforme números da SES, 17 casos de meningite foram confirmados no Estado. Desses, seis foram por meningite bacteriana, dois por meningite meningocócica, quatro por meningite viral e os demais sem especificações. Em 2014 foram 36 casos confirmados.

Meningite

A meningite é um processo infeccioso, causado pela inflamação das meninges, um tecido que reveste o cérebro e a medula espinhal. As bactérias penetram no organismo através das vias respiratórias ou até mesmo por contato prolongado com secreção. 

A meningite bacteriana é um tipo da doença considerado mais grave e, se não for diagnosticado precocemente, pode levar à morte ou deixar sequelas como surdez ou lesões cerebrais. Indivíduos com meningite bacteriana devem ser tratados com antibióticos específicos em um ambiente hospitalar.

 

A meningite meningocócica é um tipo de meningite bacteriana que é causada pela bactéria Neisseria Meningitidis. Geralmente, surge na primavera e no inverno, e pode ser transmitida pelo convívio próximo com pessoas infectadas.

A meningite viral pode ser causada por diversos vírus e é a forma mais comum e menos perigosa da doença.

O sintoma da meningite atinge adultos e crianças. Os principais são: febre, cefaléia, rigidez de nuca, vômito, sinais de irritações na meninge, manchas vermelhas no corpo. Em crianças menores de 1 ano, os sintomas não são bem evidentes e os pais precisam analisar sinais de irritabilidade, choro persistente e abalamento de fontalena (moleira).

A SES orienta que, aos primeiros sintomas, deve-se procurar imediatamente um médico para avaliação e tratamento, e sempre deixar ambientes arejados e ventilados.

 

Foto: Lindivaldo Ribeiro/CS

Você pode querer ler também