ARACAJU/SE, 16 de abril de 2024 , 1:04:55

logoajn1

Secretaria de Saúde de Aracaju vacina mais de 20 mil pessoas contra gripe

Da redação, AJN1

 

A Secretaria de Saúde de Aracaju imunizou 20.473 pessoas contra a gripe no último sábado (30), durante o dia D da Campanha de Vacinação. O número representa 18% do público alvo. A abertura oficial foi realizada no Same – Lar de Idosos, no bairro Industrial. As 43 Unidades de Saúde da Família (USFs) também ficaram abertas durante todo o dia oferecendo a vacina, além dos estandes que foram montados nos dois shoppings da cidade.

 

A Campanha de Vacinação Contra Gripe segue até o dia 20 de maio em todas USFs e tem como público-alvo: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto).

 

Também entram no grupo prioritário, a população privada de liberdade e os trabalhadores do sistema prisional. As crianças a partir de 6 meses que nunca foram imunizadas contra a Influenza precisam receber duas doses da vacina, com intervalo de 30 dias entre elas. Aquelas crianças que foram vacinadas o ano passado, esse ano só recebem uma dose. A vacina é segura e só não pode ser aplicada em pessoas que tenham alergia a ovo ou que estejam com febre no momento da imunização.

 

Para a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Raulinna Gomes, a meta em Aracaju é vacinar, até o final da campanha, 125.097 pessoas. “Nós queremos alcançar 80% do público alvo e com isso pretendemos reduzir as complicações, mortalidades e o número de internações ocasionadas pelos três tipos de Influenza: H1N1, H3N2 e B. Quem não tomou a vacina no sábado deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência munidos do cartão de vacinação”, explicou.

 

Você pode querer ler também