ARACAJU/SE, 25 de março de 2025 , 11:30:34

Secretaria Municipal de Saúde esclarece casos de Calazar no bairro Inácio Barbosa

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou nota à imprensa nesta quarta-feira (30), esclarecendo que nas últimas semanas realizou ações no bairro Inácio Barbosa comoforma de combate à Leishmaniose Visceral (calazar). 

 

De acordo com a SMS, as equipes do Programa Municipal de Controle da Leishmaniose (que pertencem ao Centro de Zoonoses) delimitaram uma área específica, visitando 1063 residências no local, constatando dois casos humanos (em crianças) e oito animais infectados com a doença.

“Identificamos os flebotomíneos (mosquitos vetores da doença) em 51 residências na região do Conjunto Jardim Esperança (Inácio Barbosa). Na ocasião realizamos borrifação de inseticida em 114 residências (incluindo tanto as que foram encontradas mosquitos quanto suas vizinhanças). Os mosquitos se criam em ambientes com material orgânico, lixo e vegetação. Em todos os locais visitados informamos aos moradores a necessidade da limpeza de suas casas, solicitando inclusive que os mesmos assinassem documento se comprometendo a realização desta limpeza”, disse o supervisor do Programa Municipal de Controle da Leishmaniose da SMS, Wilson Oliveira dos Santos.

Ainda de acordo com Wilson, aos proprietários dos animais infectados foi aconselhado que os mesmos procurassem um veterinário para tratar da doença. “Fizemos os exames necessários nos oitos cachorros com calazar e após confirmamos os casos orientamos aos donos que eles levassem seus cães ao veterinário. Não foi sugerido, em nenhuma hipótese, o sacrifico destes animais”, pontuou o supervisor.

A SMS vem intensificando os trabalhos de combate à Leishmaniose Visceral. Em 2014 foram notificados 32 casos em humanos, porém, em 2015 o número de casos baixou para 20 registros em humanos.

Você pode querer ler também