Da Ascom, SMS
Com o objetivo de verificar denúncias feitas pela Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Coordenação de Vigilância Epidemiológica (Covepi) realizou na tarde de ontem (29), visitas de campo a possíveis focos do Aedes aegypti nos bairros Jabotiana e Inácio Barbosa.
O supervisor geral do Programa de Combate ao Aedes, Elielson Rodrigues, visitou uma fábrica abandonada próxima ao Terminal de Integração do Distrito Industrial de Aracaju (DIA), onde foram encontrados focos do mosquito e verificada a necessidade de um trabalho mais intensivo no local. “Aqui será necessário um trabalho maior de cuidados, vamos vir com outra equipe para efetuar o tratamento dessa água parada. Hoje apliquei o larvicida dando início ao tratamento”, afirmou Elielson.
No bairro Jabotiana a vistoria foi efetuada no condomínio Eucaliptos, após uma denúncia de abandono das piscinas do clube local. No entanto, apesar da verificação de água parada nas piscinas e em dois outros poços, não foram encontradas larvas do mosquito. Segundo Elielson Rodrigues, isso se dá pelo fato de ter luz solar sobre a água e também devido ao ciclo biológico da libélula.
“As libélulas competem pelo mesmo espaço do Aedes aegypti na hora da reprodução. Elas botam os ovos na água parada e são predadoras das larvas do mosquito. Mas, isso não quer dizer que não devemos nos preocupar com a situação que encontramos aqui. Vamos notificar o responsável pelo clube, que terá um prazo de dez dias para solucionar os problemas. Ao fim do prazo, voltamos e caso nada tenha mudado, ele será multado pela Vigilância Sanitária do município”, explicou o coordenador.
Segundo o diretor do clube, Hélio Viana, agentes de endemias da prefeitura visitam o clube a cada 15 dias e já haviam informado da possibilidade de notificação. Segundo ele, essa situação é recente e que as providências para esvaziar as piscinas e realizar a limpeza já estão sendo tomadas.