ARACAJU/SE, 10 de outubro de 2024 , 2:12:48

logoajn1

Sergipe apresenta quase 6 mil casos confirmados de Chikungunya

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Sala Estadual de Situação e o Núcleo Estratégico (Nest), informou que, durante o ano de 2016, foram notificados 8.030 casos prováveis de Chikungunya, distribuídos em 72 municípios. Desses, 5.953 foram confirmados.

 

As maiores taxas de incidência vieram, respectivamente, das cidades de São Cristóvão, Umbaúba, São Miguel do Aleixo, Carmópolis, Santa Luzia do Itanhy e Itabaianinha. “Em São Cristóvão foram mais de 3 mil casos confirmados e 973 em Aracaju. Essas cidades superam o número de casos de outras regiões de saúde, o que se deve, também, a proporcionalidade de habitantes”, ressaltou a gerente no Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá.

 

Dengue

 

Com relação à Dengue, já são 3.425 casos prováveis até o momento, distribuídos em 71 municípios. Das notificações feitas, 1.783 estão confirmadas. As cidades com maior taxa de incidência (por 100 mil habitantes) são: Pedra Mole, Nossa Senhora de Lourdes, Itabaianinha, Tobias Barreto e Umbaúba. “Somente em Aracaju, registramos 748 confirmações de casos de Dengue, além de 96 em São Cristóvão e 84 em Itabaianinha”, descreveu a gerente.

 

Zika Vírus

 

Em relação ao Zika Vírus, dos 223 casos prováveis notificados até o momento, 30 foram confirmados. As notificações estão distribuídas em 27 municípios, sendo que as maiores taxas (por 100 mil habitantes) estão registradas em São Miguel do Aleixo, Umbaúba, Santa Luzia do Itanhy, São Domingos e Arauá.

 

Microcefalia

 

De acordo com o Informe Epidemiológico, a notificação dos casos de recém-nascidos com Microcefalia tornou-se compulsória a partir da declaração de Emergência em Saúde Pública de Interesse Nacional. Com base nisso, tornou-se obrigação legal, de todas as unidades de saúde, notificar a Secretaria de Estado dentro de 24 horas após a identificação de qualquer caso suspeito. Desde então, foram notificados 270 casos da má-formação congênita em bebês de Sergipe.

 

Em relação ao informe anterior (nº 55 da semana epidemiológica 50/2016), não houve novos casos notificados esta semana, conforme sistema de Registro de Eventos em Saúde Pública – RESP/CIEVS/DVS. As notificações estão distribuídas em 56 municípios sergipanos, sendo que 56 casos se encontram em processo de investigação, 128 foram confirmados e 86 foram descartados. A região de Aracaju aparece com maior número de casos, com registro de 98, em seguida estão as Regiões de Nossa Senhora do Socorro, com 43 casos , Estância com 37 e Itabaiana com 29.

 

Com informções da SES

 

Você pode querer ler também