ARACAJU/SE, 9 de setembro de 2024 , 6:16:18

logoajn1

Sergipe tem 50 casos confirmados de microcefalia, diz boletim da SES

Da redação, AJN1

 

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), foram confirmados 50 casos de microcefalia ligados ao mosquito Aedes aegypti. O relatório também mostra que 142 estão sendo investigados e 39 foram descartados para microcefalia relacionada à infecção congênita. De 2015 a 2016 foram notificados 231 casos, desses, nove evoluíram para óbito.

 

Em relação ao informe anterior, não houve acréscimo de casos novos notificados no sistema de Registro de Eventos em Saúde Pública. 

 

A cidade de Aracaju tem o maior número de casos confirmados de microcefalia. São 26 em meio a 85 notificações. O município de Itabaiana, região Agreste, vem em seguida com 8 confirmados de um total de 26 notificações. Estância tem 7 confirmações, seguida de Socorro (5), Lagarto (3) e Glória (1).

 

Com relação ao Brasil, de acordo com informações do Ministério da Saúde (MS) divulgadas na quarta-feira (18), há 1.384 casos confirmados da doença e da região Nordeste, Sergipe está na última colocação dos casos confirmados da microcefalia.

 

Mas o MS faz um alerta: nem todos os casos de microcefalia são provocados pelo vírus Zica, já que outros agentes infecciosos, a exemplo da sífilis, rubéola, herpes viral, toxoplasmose e o citomegalovírus acometem as gestantes e também danificam a formação do bebê. 

 

Você pode querer ler também