ARACAJU/SE, 6 de outubro de 2024 , 16:22:35

logoajn1

Serviços de urgência e emergência voltam a funcionar no Cirurgia

Da redação, AJN1

 

Os atendimentos de urgência e emergência, além de cirurgias eletivas voltaram a funcionar na manhã desta terça-feira (30), no Hospital de Cirurgia. A direção do hospital decidiu retornar com os atendimentos porque ouviu da Prefeitura de Aracaju, durante reunião na sede do Ministério Público Estadual ontem (29), que parte da dívida seria paga nesta terça. Desde a última segunda-feira (22) que a unidade hospitalar havia interrompido as cirurgias cardíacas e neurológicas, bem como os internamentos clínicos, por conta da falta de materiais e medicamentos.

 

Os valores em atraso, cujos pagamentos deveriam ter sido feitos entre os dias 5 de junho a 8 de agosto, já chegam a R$4,3 milhões. Somados aos valores judicializados, a dívida da Prefeitura de Aracaju para com o Hospital totaliza R$8,3 milhões.

 

O repasse feito ao Hospital Cirurgia é tri-partite (União, Estado e Município). Os recursos do Estado (cerca de 30% do total) e da União (que correspondem a cerca de 60% do montante), são recebidos pelo Município que faz o repasse para a unidade hospitalar de imediato, tão logo receba o recurso. As verbas federais para o Hospital Cirurgia estão em dia.

 

O assessor de Comunicação do Hospital de Cirurgia, Márcio Alexandre, confirmou que houve garantias por parte das Secretarias de Estado e Municipal de Saúde no que diz respeito ao pagamento que vence hoje. Ainda segundo ele, até às 12h30, os repasses ainda não haviam sido efetuados.

 

A AJN1 tentou contato com as assessorias estadual e municipal de Saúde, mas não obteve êxito.

Você pode querer ler também